As atividades das universidades estaduais atraíram 27.397 pessoas no Verão Maior Paraná, na Praia de Caiobá, em Matinhos, no período de 28 de dezembro de 2024 até este domingo, 2 de fevereiro. O projeto foi coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e ofereceu atividades de lazer, educação e conscientização ambiental para os turistas e moradores locais.
Neste ano, a participação foi ampliada, e as sete universidades tiveram espaço para desenvolver várias ações. Ao longo de mais de um mês, 21 professores, 84 estudantes, sete coordenadores e cinco servidores da Seti estiveram envolvidos em 21 projetos de extensão apresentados para os veranistas. Na edição anterior, as atividades da Seti atraíram 15 mil pessoas.
A participação das universidades foi dividida em três etapas, cada uma com duração de aproximadamente duas semanas, tendo a presença de uma equipe e um projeto de cada instituição de ensino superior.
A Universidade Estadual de Londrina (UEL), levou para a Praia Brava projetos de conservação animal e ambiental, além de atividades recreativas como jogos de tabuleiros antigos e dinâmicas lúdicas.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) disponibilizou esportes de aventura, além de promover atividades artísticas e culturais e a conscientização ambiental com a gestão de resíduos orgânicos.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) destacou-se com iniciativas de jogos de tabuleiro, orientações de saúde e exergames, jogos eletrônicos que exigem movimento corporal para o controle das ações.
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) esteve presente com jogos eletrônicos, jogos de tabuleiro, planetário itinerante e o giroscópio. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promoveu exercícios clínicos, brincadeiras e atividades que combinam comunicação e divulgação científica.
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) teve uma atuação voltada à educação e saúde, com ações educativas sobre primeiros socorros e cuidados com a saúde. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realizou sessões de cinema na praia, além de promover atividades lúdicas e ofereceu oficinas de confecção de vasos para plantas confeccionados com a fibra do coco.
O coordenador do projeto, Marcos Aurélio Schemberger, destaca a importância da iniciativa para a popularização da ciência. “É uma oportunidade de levar a ciência e a cultura para a população, mostrando algumas das atividades desenvolvidas nas universidades, ao mesmo tempo em que a ação reforça o compromisso das universidades com a educação e a transformação social, além de contribuir para o fomento ao lazer e à convivência saudável no Litoral paranaense”, afirma.
Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os projetos das universidades e participar de diversas ações. A professora Beth Benevides (Curitiba) destacou a importância do evento para a comunidade. “As universidades e várias secretarias do Estado do Paraná estão fazendo um trabalho muito bom, tem atividades para todas as idades, jovem, adulto e criança. Está tudo muito perfeito, espero que essa iniciativa do nosso Estado continue por muito tempo”.
O egresso do curso de Artes Cênicas da UEM, Guilherme Laina de Sousa, participou como bolsista do Verão Maior Paraná e ressaltou a experiência enriquecedora do evento. “Trouxemos dinâmicas abertas para a comunidade, com o objetivo de partilhar um pouquinho do que a gente produz na universidade”.
VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.