O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) recebeu uma proposta para executar a obra de recuperação do aterro da ponte da Estrada Beira-Rio (PR-691), que liga Porto Rico com o distrito de Porto São José, na região Noroeste.
A empresa Zuli Construtora de Obras LTDA enviou a proposta no valor de R$ 754.871,43. O próximo passo será abertura dos envelopes com documentos de habilitação, para análise da qualificação da licitante, realizada pela comissão de julgamento da Superintendência Regional Noroeste do DER/PR. A licitação ocorre por Concorrência Pública.
A rodovia PR-691, conhecida como Estrada Beira-Rio, é utilizada como via de acesso por turistas para as prainhas de água doce do Noroeste, formadas nas orlas e ilhas dos rios Paraná e Paranapanema, em Porto Rico, São Pedro do Paraná e Marilena.
A ponte sofreu erosões em sua cabeceira e avarias no corpo do aterro, causadas pelo excesso de chuvas ocorridas na região nos últimos meses, aliadas à suscetibilidade à erosão inerente ao solo da região.
Estão previstos serviços de terraplanagem, pavimentação, recomposição de aterro, regularização de talude, assentamento, meios-fios, instalação de defensas metálicas, e nova sinalização, visando a recomposição do aterro e a prevenção de novas ocorrências do tipo. O prazo estimado para execução será de 120 dias, a contar após a emissão da ordem de serviço.
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OBRAS NO NOROESTE – A região das praias de água doce também será contemplada com dois novos investimentos em breve. O Governo do Estado vai repassar R$ 4,7 milhões a fundo perdido para a revitalização da orla de Porto Camargo, no município de Icaraíma. A verba será utilizada para a construção de mirante em concreto armado, píeres para acesso de embarcações, infraestrutura elétrica e de drenagem, calçamento, estacionamento e paisagismo. A área total das intervenções será de 14 mil metros quadrados.
Mais ao Norte de Icaraíma, será construída uma nova ponte de ligação do Estado com o Mato Grosso do Sul. O Estado está contratando o Estudo de Viabilidade da obra, já em fase final de licitação, para analisar minuciosamente todos os impactos e avançar em mais um grande projeto de infraestrutura no Paraná.