Mais uma obra será iniciada neste mês para ampliar a estrutura da segurança pública. Trata-se da Delegacia Cidadã de Cascavel, cuja ordem de serviço, autorizando a empresa vencedora da licitação a iniciar a construção foi assinada nesta semana.
O investimento para esta unidade é de R$ 7,3 milhões, oriundos de um acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
De acordo com o secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, as obras das Delegacias Cidadãs do Estado foram planejadas estrategicamente para a reestruturação das atividades da Polícia Civil, já sem espaço para a custódia de presos, e ainda para prestar um atendimento mais humanizado, com espaços modernos e arejados.
“A Secretaria está com obras em andamento, algumas já em fase final, que foram planejadas para a melhoria da segurança pública do Paraná, e a Delegacia Cidadã de Cascavel é mais um desses projetos, com espaços mais humanizados para aproximar as polícias da população, separando o trabalho da Polícia Civil do sistema prisional, com foco exclusivo no atendimento à população”, afirmou.
A previsão de entrega desta unidade é de 360 dias, contados a partir da assinatura da ordem de serviço. O projeto conta com uma área de 1.791,23 m², no Padrão III, localizada na rua Eduardo Tadeu Melani, nº 260, região central de Cascavel.
DELEGACIA CIDADÃ – A Delegacia Cidadã reúne diversas especialidades da Polícia Civil em um único local, centralizando os serviços para a população. Além disso, terá espaços separados para atendimento seletivo às vítimas e agressores, em ambientes isolados para crianças, adolescentes, mulheres e idosos, e também inclui salas para advogados e para a Polícia Militar.
Outra diferença na estrutura é a acessibilidade para pessoas com dificuldades motoras e banheiros adaptados.