Atletas de diversos estados do País estão no Paraná para disputar a etapa final do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia, nas areias de Caiobá, em Matinhos. Neste domingo (16), final do torneio, o sonho de conseguir o título de campeão brasileiro e competir internacionalmente se tornará realidade para um dos times, nas modalidades feminina e masculina. A competição faz parte das atividades do Verão Paraná - Viva a Vida 2021/2022 e foi trazida pela Superintendência do Esporte do Paraná.
“Os jogos estão sendo bastante disputados. A competição, até o momento, é uma incógnita pois não existem times favoritos. A todo momento as equipes são obrigadas a se reinventar, melhorar e superar a si mesmas para continuar vencendo, e é por isso que o esporte é a minha vida”, destaca a atleta Andreza Rodrigues Arruda, que veio do Rio de Janeiro para competir, com o time do Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC – RJ).
“E com as disputas sendo abertas ao público, o handebol de areia é mais e mais valorizado, e o Brasil vai entrando em evidência”, reforça Andreza.
Este time iniciou a competição com duas vitórias consecutivas logo no início da manhã de sexta-feira (14). Jogando como coringa da equipe, Andreza afirma que o alto nível dos times e os jogos acirrados elevam o patamar que o Brasil se encontra em relação aos outros países.
Representando o Paraná, a atleta do AHPA/SESPOR de Paranaguá, e também investigadora da Polícia Civil Herdretti Carina, demonstra paixão pelo handebol e muito orgulho do nível de seu time.
“Chegamos até aqui e vamos até a final. Podermos representar o Paraná com tanta garra e emoção deixa bem claro que eu e as meninas do time temos um objetivo em comum: vencer. E poder fazer isso nas areias das praias paranaenses, e mostrar que todo o nosso esforço para atingir um alto nível de performance gerou resultados, é nossa grande motivação para continuar competindo”, diz.
De acordo com o superintendente-geral do Esporte, Helio Wirbiski, todo o esforço que o Governo do Estado fez para trazer o Circuito Brasileiro de Handebol de Praia às praias paranaenses mostra o quanto o esporte em geral é valorizado no Paraná.
“Proporcionar eventos desta magnitude ao nosso estado é benéfico tanto à modalidade esportiva do handebol, que cada vez mais entra em evidência no Brasil, quanto ao próprio Estado, que se sobressai entre os demais por valorizar as atividade esportiva conectada à cultura do brasileiro”, diz Wirbiski.
De acordo com ele, o evento também proporciona que pessoas de outras regiões do país conheçam o litoral paranaense e suas belezas, podendo tornarem-se turistas em outros momentos, além de movimentar o comércio.
ARENA DO ESPORTE – Graças a um trabalho conjunto do Governo do Paraná com a Confederação Brasileira de Handebol de Praia, as preliminares, semifinais e finais acontecem nas estruturas da Superintendência do Esporte, e seguem até domingo (16), gratuitas ao público.
“Treinamos muito para chegar até aqui, então, ser recebidos com uma estrutura como essa, alojamentos impecáveis e alimentação adequada, mostra o quanto as atividades esportivas são valorizadas no Paraná. Isso propicia uma nova motivação para os times darem o seu melhor”, conta o técnico do time carioca IDEC, Bruno Mendonça.
De acordo com diretor de Handebol de Praia da Confederação Brasileira de Handebol, Wellington “Gulliver” Esteves, desde o início do circuito, o Governo do Paraná está empenhado em trazer este esporte aos paranaenses ao oferecer estrutura, pessoal e organização para fazer dar certo.
“A base do handebol cresce todo ano e, agora, tivemos a oportunidade de trazê-la ao Paraná, com uma estrutura incrível que beneficia a competitividade do esporte e a população, que consegue acompanhar de perto alguns dos melhores atletas do país”, explica o diretor. “E o Paraná segue muito bem representado na competição pela equipe de Paranaguá, competindo acirradamente com equipes do Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo”.
A etapa final da competição iniciou com as partidas preliminares masculinas e femininas na sexta-feira (14), às 9h30, e seguiu até o período da tarde. Neste sábado (15) acontecem as disputas principais entre as equipes com mais pontos na competição e, no domingo, as disputas de semifinal e a final do Circuito Brasileiro de Handebol, sendo a da modalidade masculina às 12h20 e a da feminina às 13h.
HISTÓRICO – A primeira e a segunda etapas do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia foram sediadas em João Pessoa, na Paraíba, a terceira foi em Santos (SP) e a final, agora, em Matinhos.
“As equipes masculina e feminina que vencerem o circuito garantem, ao final, não só o título de campeões brasileiros da modalidade como também conseguem vaga para os campeonatos internacionais de handebol, a exemplo do coordenado pela South and Central America Handball Confederation (Coscabal), que também tentamos trazer para o Brasil”, explica o diretor Gulliver.
Acompanhe o calendário dos jogos no Feminino e no Masculino.