Araucária recebe R$ 4,58 milhões para pavimentar três ruas do bairro Capela Velha

Recursos são do Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios (SFM), do Governo do Estado. Nos últimos anos, inúmeras obras foram aprovadas e estão em execução, como pavimentação de estradas rurais e vias urbanas e construção de unidades para a educação.
19/06/2023 - 16:30

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades (Secid), liberou nesta segunda-feira (19) R$ 4,58 milhões do Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios (SFM) para a pavimentação de ruas do Jardim Califórnia, no Bairro Capela Velha, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. O edital de homologação, encaminhado à Prefeitura, garante o início imediato das obras de pavimentação de 16.081,47 metros quadrados em trechos de 10 ruas: Tesoureiro, Jaburu, Tiriva, Olinto Lemos, Bico-de-Lacre, Arara, Peru, Ema, Pelicano e Domingos Martins Belo.

“A determinação do Governo do Estado é para atender às populações de todos os municípios, grandes ou pequenos. E nas cidades maiores, como é o caso de Araucária, fazer a infraestrutura urbana de qualidade chegar aos bairros é promover a mudança na vida das pessoas que lá vivem”, afirmou o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel.

A implantação do asfalto será executada após serviços preliminares, terraplenagem, base e sub-base, revestimento, meio fio e sarjeta, além de serviços de urbanização, colocação de sinalização de trânsito, rede de drenagem de águas pluviais e de iluminação pública.

As ações da Secretaria das Cidades, em parceria com a Prefeitura de Araucária, já garantiram diversas melhorias para a população desde janeiro de 2019, com recursos do Programa de Transferência Voluntária da Secid, com contrapartida municipal, ou via SFM.

Estão em andamento, além do edital entregue nesta segunda-feira e das ações já concluídas, oito projetos, sendo três deles para a pavimentação de estradas vicinais, todos em execução: R$ 2,98 milhões, por meio do SFM, no Bairro Campina das Pedras; R$ 6,17 milhões, por Transferência Voluntária, para asfaltar a rua Maria Luiza Freitas, e R$ 4 milhões, também a fundo perdido, para um trecho da Avenida Independência.

Para a pavimentação de vias urbanas, foram liberados R$ 3,98 milhões, pelo SFM, que viabilizam benefícios a diversas ruas do Conjunto Moradias Iguatemi, no Bairro Boqueirão; e R$ 8 milhões, a fundo perdido, já contratado, para a pavimentação de 2.751,33 metros lineares da Rua José Fermino Machado, entre a Estrada do Tietê e a Divisa com o município de Fazenda Rio Grande.

O setor da educação também foi beneficiado com R$ 5 milhões, pelo SFM, para a construção do CMEI Professora Maria de Lourdes da Silva Chagas, e R$ 7,36 milhões, também pelo SFM, para a obra da Escola Municipal Professora Egipciana Swain Paraná Carrano, com área total de 2.537,96 metros quadrados, no Bairro Passaúna, em execução.