Após atender 8 mil pessoas no Oeste e Sudoeste, Estação Sanepar chega à Grande Curitiba

Projeto leva atividades de educação socioambiental para estudantes do Ensino Fundamental e para crianças em entidades de atendimento social, promovendo o contato lúdico com conteúdos relacionados ao saneamento e à sustentabilidade.
Publicação
01/07/2024 - 13:07
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Mais de 40 instituições de ensino das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná participaram do projeto Estação Sanepar nos meses de maio e junho, com 8.198 pessoas atendidas nesse período. Neste mês de julho, a Estação Sanepar segue para cidades da Região Metropolitana de Curitiba, com visitas a instituições dos municípios de Adrianópolis, Agudos do Sul, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro e São José dos Pinhais.

A Estação Sanepar leva atividades de educação socioambiental para estudantes do Ensino Fundamental e para crianças em entidades de atendimento social, promovendo o contato lúdico com conteúdos relacionados ao saneamento e à sustentabilidade. Brincadeiras, jogos, vídeo, palestra e montagem de maquete da mata ciliar compõem o projeto, que faz as visitas sempre acompanhada da Mascote Sane, a heroína da água.

Das atividades de educação socioambiental propostas pela equipe da Estação, participam alunos, professores e funcionários das escolas. No Litoral, as ações são abertas ao público apenas no verão, e nas apresentações realizadas em praças e ginásios.

PARTICIPAÇÃO – Uma das cidades com o maior número de atendimentos este ano foi Toledo: mais de 700 pessoas participaram das ações nas escolas municipais São Francisco de Assis, Professor Henrique Brod e Walmir Grande. A instituição com o maior número de atendimentos naquele município foi a Escola Municipal São Francisco, com 306 pessoas.

“Nós da equipe da escola e também as crianças gostamos muito desse trabalho, pois o conteúdo foi muito importante para o conhecimento dos alunos, não só para eles como estudantes, mas também como cidadãos”, relata a diretora da Escola São Francisco, Katia Primão Pauletto. “Além disso, a metodologia usada pela equipe da Estação é muito lúdica e de fácil entendimento para todos. Sem contar que os alunos amaram participar dos jogos que foram desenvolvidos após a palestra”.

Nesta escola, as atividades foram desenvolvidas com as crianças de 3.°, 4.° e 5.° anos, com idades entre 8 e 10 anos.

No Oeste e Sudoeste, em 2024, a Estação Sanepar já passou pelas cidades de Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Corbélia, Coronel Vivida, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Guaraniaçu, Ibema, Matelândia, Medianeira, Palotina, Pato Branco, Santa Helena, Santa Izabel do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São Jorge do Oeste, Saudade do Iguaçu, Toledo e Vitorino.

Neste ano, a Estação Sanepar já esteve em escolas do Litoral do Estado e nas regiões Norte e Noroeste, atendendo nos meses de janeiro a abril. A agenda da Estação está sob responsabilidade da Gerência de Educação Socioambiental (GESA) da Sanepar e prioriza cidades e ações com obras da Companhia.

GALERIA DE IMAGENS