Umuarama ganha nesta sexta-feira (9) um novo Terminal Rodoviário Intermunicipal, que recebeu investimento de R$ 10.164.833,07 do Sistema de Financiamento aos Municípios, liberados via Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU).
“Esta é uma obra robusta, que responde às necessidades da região, que tem uma economia pujante. Melhorar a mobilidade traz benefícios para a população em geral, estimula o turismo, o comércio e a indústria. Umuarama e região têm muito a ganhar com essa nova referência para o transporte”, afirmou o secretário João Carlos Ortega.
A obra foi iniciada em 2014, quando o atual governador, Carlos Massa Ratinho Junior, era o secretário do Desenvolvimento Urbano. Paralisada desde 2017, ela foi retomada e concluída durante a atual gestão.
O novo terminal, que começa suas operações logo após a cerimônia de inauguração, fortalece o município como polo regional. Sua posição, estratégica, facilita o acesso a um shopping, a um mercado atacadista, hospital, a um dos campi da Universidade Paranaense (UNIPAR) e às rodovias PR-482, PR-487 e PR-323.
- Governo do Estado oficializa Termos de Compromisso para acelerar logística reversa
- Com recorde de participação, Selo Clima Paraná aponta redução na emissão de carbono
Outra facilidade para os usuários é a conexão entre os municípios da região e o centro da cidade. As linhas metropolitanas passarão pelo local e seguirão para o Terminal Praça da Bíblia, o que facilitará a dinâmica na cidade.
Em dois pisos, a edificação oferece conforto com escadas rolantes e elevadores. No térreo, abriga os acessos para pessoas e automóveis, 13 boxes comerciais, guichês das companhias de transporte, guarda-volumes, ala administrativa, posto policial, salas do Juizado de Menores, Assistência Social, instalações sanitárias (o que incluiu instalações com acessibilidade) e dois jardins.
No andar superior, além de dois boxes destinados à farmácia e posto médico, há a sala de espera, acessos às plataformas de embarque com portões automatizados, banheiros, fraldário, área de alimentação, espaços para uso dos funcionários e um gerador de energia.