Apoie um Viveiro: Pato Branco ganha Centro de Educação Ambiental do Buriti

O espaço funciona dentro da Área de Relevante Interesse Ecológico do Buriti e conta com estrutura própria para aprimorar ações de educação ambiental realizadas na Unidade de Conservação, que também abriga um dos 19 viveiros de mudas do IAT. Construção foi viabilizada por meio da iniciativa Apoie um Viveiro do Instituto.
04/06/2024 - 17:20

Dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente, a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Buriti, em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, ganhou nesta terça-feira (04) um centro de educação ambiental. O objetivo é fortalecer o propósito de preservação da biodiversidade da Unidade de Conservação (UC) – o local também abriga um dos 19 viveiros de mudas do Instituto Água e Terra (IAT).

A nova estrutura foi construída por meio do projeto Apoie um Viveiro, desenvolvido pelo órgão ambiental, e que visa a doação de bens, insumos e serviços para a melhoria da infraestrutura dos locais.

No caso de Pato Branco, o projeto foi viabilizado por meio de um investimento de R$ 351.822,90 da Coopertradição, importante cooperativa da região. Além de incluir o mobiliário e a reforma do prédio do centro de educação, que era uma antiga estação de guarda-parque, o repasse permitiu reforçar a cobertura da estufa do viveiro.

O Centro de Educação Ambiental do Buriti conta com um miniauditório, paredes envidraçadas que integram o ambiente à mata nativa da UC, banheiros, cozinha, sala para trabalhos administrativos e mesas para atividades práticas e lúdicas. O espaço também foi totalmente planejado para receber pessoas com algum tipo deficiência física, possibilitando uma educação ambiental mais inclusiva.

Como explica o chefe do escritório regional de Pato Branco do IAT, Jean Pierr Brandelero Franca, a ideia é que o complexo seja utilizado em ações com escolas da região.

“Nós planejamos fazer um convênio com as secretarias de educação para trabalhar a educação ambiental com crianças de escolas municipais. A ideia é usar o centro para mostrar para os estudantes vídeos e exposições sobre a importância da conservação ambiental, com possibilidade um passeio técnico pelo viveiro e também nas trilhas da UC, com explicação detalhada sobre a fauna e a flora da região”, destaca.

APOIE UM VIVEIRO – O complexo ambiental de Pato Branco é a primeira estrutura beneficiada pelo projeto Apoie um Viveiro, que prevê ações nos 19 espaços e nos dois laboratórios de sementes administrados pelo IAT. Os viveiros são responsáveis por produzir mudas de mais de 100 espécies nativas, atuando diretamente na restauração vegetal do Paraná, além de colaborar com estratégias de educação ambiental.

O projeto Apoie um Viveiro é realizado por meio do Edital de Chamamento Público 07/2023, aberto para apresentação de propostas até o dia 14 de outubro de 2024. As atividades propostas no plano de trabalho poderão ser executadas pelo apoiador ou através de contratação. Os interessados podem conhecer mais sobre a ação AQUI.

ARIE DO BURITI – A Área de Relevante Interesse Ecológico é uma variante de UC que é definida por possuir uma característica natural extraordinária ou por abrigar exemplos raros de biodiversidade regional, exigindo assim uma proteção maior por parte do Poder Público. A ARIE do Buriti foi estabelecida por meio do decreto estadual nº 7.456/1990, com uma área de 83,78 hectares que abriga várias espécies nativas do Estado, incluindo o buriti (Trithrinax acanthocoma), espécie de palmeira que dá nome ao espaço.

Na lista de 49 plantas que podem ser encontradas na UC também se destacam a araucária (Araucaria angustifolia), o angico (Parapiptadenia rigida), o cedro (Cedrela fissilis), o jerivá (Cocos romanzoffianum) e o pessegueiro-bravo (Prunus myrtifolia). Com relação à fauna encontrada na ARIE, destacam-se mamíferos como o cachorro-do-mato (Dusicyon thous), o veado (Mazama spp.) e roedores como a paca (Agouti sp.) e a cotia (Dasyprocta sp.).