Com mais de 7 mil ocorrências atendidas neste ano, o aplicativo 190 PR da Polícia Militar se consolida em todo o Estado. Nesta segunda-feira (25), a plataforma passou a funcionar em Ponta Grossa e região dos Campos Gerais e na cidade de Cascavel (Oeste).
Na próxima semana, o aplicativo passa a operar em toda a região Oeste e nas cidades de Guarapuava, Telêmaco Borba, União da Vitória, Lapa e Irati. O avanço do aplicativo no Interior busca fazer com que toda a população paranaense conte com o serviço até o final do ano.
Desde a implantação, em outubro do ano passado, 120 cidades paranaenses já contam com o serviço. Criado por meio de uma parceria entre a PM e a Companhia Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), o aplicativo foi pioneiro em acionamentos de emergência, sem a necessidade de ligação telefônica ao 190 para solicitar atendimento.
A ferramenta contou com contribuições de técnicos e especialistas, integrantes da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade (DDTQ) da PM, do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) e da Diretoria de Pessoal (DP) da Polícia Militar.
A plataforma foi idealizada para facilitar o contato entre a Polícia Militar e toda a população, incluindo pessoas que possuem limitações físicas e não conseguem pedir atendimento por ligação telefônica. O aplicativo é acessível tanto para surdos quanto para mudos, e a interação é dinâmica e rápida, para que o usuário possa ser atendido de maneira eficiente.