O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou nesta terça-feira (6) a sessão de abertura de propostas da licitação para contratação da empresa responsável pela elaboração do anteprojeto de duplicação da PR-218, na região Norte do Estado. O anteprojeto envolve um trecho entre de 10,4 quilômetros entre do final da pista dupla em Arapongas até o perímetro urbano de Sabáudia.
Além da duplicação, a empresa a ser contratada deverá estudar a implantação de cinco acessos em nível, vias marginais e de dois viadutos no trecho. Um viaduto deve ser previsto para o acesso à localidade de Campinho, em Arapongas, enquanto o outro será projetado no acesso ao Parque Industrial de Sabáudia.
-
Nova pavimentação da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira tem proposta de R$ 257 milhões
-
Ponte entre Itapejara d’Oeste e Coronel Vivida passa a operar em pare-e-siga
Quinze empresas participaram da sessão por meio do portal de compras do governo federal, das quais sete foram desclassificadas por não atenderem aos requisitos previstos no edital. Com a conclusão desta etapa, a comissão de contratação do DER/PR vai analisar as propostas de preços e propostas técnicas das oito demais participantes, atribuindo uma nota a cada uma de acordo com os critérios do edital.
A lista final será publicada pelo DER/PR no dia 27 de agosto com a consequente convocação da empresa que obtiver a melhor nota, que deverá encaminhar a documentação exigida para análise e habilitação pela autarquia estadual, que é vinculada à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil).
Um anteprojeto contempla os estudos, desenhos, memoriais e relatórios necessários para embasar a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia, ou para realizar uma contratação integrada, modalidade que contempla projetos e execução da obra em uma mesma empreitada.