Amep promove Seminário Metropolitano de Planejamento

Evento vai apresentar por meio de 6 painéis os resultados referentes ao produto de diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Curitiba.
12/07/2024 - 09:05

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) realizará nos próximos dias 23, 24 e 25 de julho o Seminário Metropolitano de Planejamento. O evento vai apresentar por meio de seis painéis os resultados referentes ao produto de diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Curitiba.

Cada painel deverá abordar uma Função Pública de Interesse Comum estudada no PDUI, sendo elas: Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Mobilidade Metropolitana, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Habitação de Interesse Social e Planejamento Territorial e Uso do Solo.

A fase de diagnóstico, que representa a etapa 2 na elaboração do Plano, consiste na coleta e análise de diversos dados de diferentes fontes, que serão sistematizados para possibilitar a identificação e visualização dos principais desafios da região. Estas informações deverão subsidiar a fase 3, que consiste na elaboração das diretrizes e propostas do PDUI.

O evento será realizado no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e transmitido ao vivo pelo Youtube da AMEP, da ALEP e pela TV Assembleia. Para participar presencialmente, é necessário realizar inscrição no site da Escola de Gestão do Paraná, selecionando o painel desejado. Confira a programação e inscreva-se aqui.

PDUI – O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado é um instrumento legal de planejamento estabelecido pela Lei n.º 13.089/2015 – Estatuto da Metrópole. Seu objetivo é definir diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano das cidades, com a finalidade de reduzir desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana.