Alunos especiais visitam
o Porto de Paranaguá

Atividade marcou o encerramento das atividades do primeiro semestre do programa Porto Escola. Alunos com idade entre 12 e 60 anos participaram de uma palestra e visitaram o cais do porto nesta quinta-feira (27).
27/06/2019 - 15:50

Para encerrar as atividades do primeiro semestre do programa Porto Escola, a equipe da Diretoria de Meio Ambiente da empresa Portos do Paraná recebeu nesta quinta-feira (27) 160 alunos com necessidades especiais da Escola Municipal Eva Cavani, de Paranaguá.

A visita foi dividida em duas turmas de 80 alunos, uma pela manhã e outra à tarde, de acordo com a faixa etária dos estudantes. Nos dois turnos eles participaram de palestra e visitaram o cais do porto.

De acordo com o coordenador operacional da Diretoria de Meio Ambiente, Rafael Salles Cabreira, esta visita foi diferenciada. “Habitualmente, recebemos alunos de 5º ano da rede municipal, e hoje aqui não tivemos uma homogeneidade por grau de escolaridade. Tivemos desde alunos de 12, 13, 16 anos até alunos de 60 anos”, destaca.

A participação especial emocionou toda a equipe. “A gente estava um pouco apreensivo, por ser a primeira vez, no meu caso, a atender uma turma especial. Mas foi maravilhoso, eles interagiram bastante e responderam todas as nossas perguntas. Foi gratificante”, disse Rafael.

O conteúdo das apresentações e a visita seguiram o mesmo roteiro aplicado durante todo o Programa Porto Escola. Apenas a linguagem foi adaptada para que todos da plateia pudessem entender e participar.

“Os alunos ficaram maravilhados porque o que foi passado faz parte da cultura e do dia a dia deles. Principalmente porque temos muitos alunos da Ilha dos Valadares. Eles gostaram muito da visita”, destaca o coordenador pedagógico da Escola Eva Cavani, Adriano da Costa Rodrigues.

Esta é a segunda vez que a escola participa do programa. Porém, para alguns alunos novos na escola foi a primeira visita ao Porto de Paranaguá. “Mas para todos visitas como essas são muito especiais”, disse o coordenador.

CONCURSO – Além da visita, os alunos da Escola Municipal Professora Eva Cavani também participarão de um concurso de desenhos do Programa Porto Escola. Porém, nesta edição as regras são um pouco diferentes. Eles farão apenas desenho, sem frase, como geralmente é solicitado. Um será selecionado e o ‘artista especial’ receberá como prêmio um passeio de barco pela Baía da Paranaguá. Os desenhos serão feitos na escola e o resultado divulgado em 10 de julho.

O aluno premiado no ano passado participou novamente da visita ao porto nesta quarta-feira. “A visita é muito legal, principalmente porque pude ver os botos”, disse Daniel Nunes, de 23 anos. Ele está animado para participar do concurso novamente. “Agora é caprichar no desenho”.

PORTO ESCOLA - Este é o quinto ano do programa que tem como meta atender 2,5 mil crianças até dezembro deste ano. Segundo a Diretoria de Meio Ambiente, trata-se de um programa de Educação Econômica, Ambiental e Social, pelo qual os alunos da rede municipal recebem informações sobre todo o contexto das atividades portuárias, principalmente em relação ao meio ambiente.

Os alunos são recepcionados na sede administrativa da Portos do Paraná, o Palácio Taguaré. Depois de assistirem uma palestra e receberem materiais complementares para levar para casa, os estudantes fazem um passeio pela faixa portuária, contextualizando as informações que receberam na apresentação.