Dois alunos do Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) foram selecionados no XXII Concurso Internacional de Criatividade Artística "Sempre Verde, Sempre Azul", que acontece na cidade de Torun, na Polônia. Felipe Ferreira Santiago, de 17 anos, e Eliza Ribeiro Cabreira, de 13 anos, estudantes de desenho no CJAP, foram classificados para enviar seus trabalhos para a Galeria e Centro de Criatividade Artística Infantil em Torun, onde a mostra do concurso já está aberta para visitação do público.
Ao todo foram enviados 7.111 trabalhos de crianças e adolescentes de 40 países, e apenas 856 foram classificados para a exposição, dentre eles os desenhos de Fernando e Eliza. Com apoio da professora de desenho do CJAP Denise Wendt, os alunos puderam desenvolver criações que fossem uma expressão artística de sua própria relação com o meio ambiente, conservação e natureza, alinhando suas percepções com essa temática ambientalista proposta pelo concurso.
Contando com três anos de ensino no CJAP, Felipe participa da oficina de desenho e experimentação com a professora Denise e diz que suas inspirações para a obra foram diversas, incluindo o personagem da editora de quadrinhos DC Comics Monstro do Pântano, que tem como propósito proteger a natureza em que vive. “Nós dependemos da natureza para existir”, afirma Felipe. Ele quer que o seu trabalho leve as pessoas a refletirem sobre seu relacionamento com o meio ambiente.
Para Eliza, estudante há um ano no CJAP, as inspirações para o trabalho vieram quando a professora Denise trouxe imagens de girafas para as aulas, o que a fez refletir sobre a fauna e desenvolveu o desenho de outros animais para compor sua criação. Enquanto Felipe optou por uma paleta de cores vivas, Eliza preferiu seguir com tons terrosos e frios para retratar um clima de savana.
SOBRE O CJAP – Espaço pertencente à Secretaria da Cultura do Paraná, o CJAP é voltado exclusivamente ao ensino da arte e cultura para crianças e adolescentes. Eles participam de cursos gratuitos, como teatro, pintura, modelagem e desenho. Artistas de destaque já estudaram no local. O Paraná é o único estado que possui um equipamento público do gênero artístico para crianças e adolescentes.
Os alunos expressam que o tempo de ensino no CJAP tem grande impacto em suas vidas. Felipe, que deixará o espaço no ano que vem, ao completar 18 anos, diz que o CJAP estará marcado para ele como “um lugar de nostalgia, saudade e um lugar que eu respeito e me inspiro”. Para Eliza, é um lugar de pertencimento e liberdade. “Aqui eu tenho muita criatividade, eu tenho tempo de fazer o que eu gosto, que é desenhar”.
A professora Denise Wendt destaca que a atuação do CJAP na vida de crianças e adolescentes vai além da competição. “Queremos incentivá-los a produzir independente de ganhar ou não, mas produzir para entender o processo de um artista”.