Alunos de universidades estaduais podem se inscrever em programa de integração da UFPR

Professores também podem participar da iniciativa que faz parte do Projeto Disciplinas Transversais, promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
05/07/2023 - 11:20

Estudantes e professores de cursos de mestrado e doutorado das universidades estaduais de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) podem se inscrever até 31 de julho em disciplinas interdisciplinares ofertadas na modalidade de ensino a distância (EAD). As três instituições somam 5.702 alunos matriculados em 170 cursos de pós-graduação stricto sensu. As aulas terão início na segunda quinzena de agosto, com previsão de conclusão para novembro.

A iniciativa faz parte do Projeto Disciplinas Transversais, promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O objetivo é promover a integração curricular entre os cursos e programas de pós-graduação e a troca de experiências entre alunos e professores das várias instituições de ensino superior.

O conteúdo das disciplinas transversais é desenhado a partir de temas comuns às diferentes áreas do conhecimento e formações profissionais. Com carga horária que varia de 30 a 60 horas, nesta edição foram disponibilizadas cinco disciplinas: Filosofias da Ciência e da Tecnologia; Ética em Pesquisa Científica; Escrita Acadêmica em Inglês; Produção de Gêneros Acadêmicos; e Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Na disciplina de Escrita Acadêmica em Inglês, professores das universidades estaduais do Centro-Oeste (Unicentro) e do Paraná (Unespar), além da UEM e da Unioeste, irão ministrar tópicos relacionados à redação de textos acadêmicos em língua inglesa. Para essa disciplina é recomendável proficiência B1 de idiomas, que é o terceiro nível no Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas (QECR), padrão internacional de aprendizagem em língua estrangeira.

O coordenador de Ensino Superior da Seti, Fabiano Gonçalves Costa, destaca os aspectos de compartilhamento e aprendizagem colaborativa promovidos pelas disciplinas transversais. “A iniciativa representa uma oportunidade para que os acadêmicos possam refletir sobre resultados mais amplos nas pesquisas e estabelecer colaborações com colegas de outras áreas do conhecimento, proporcionando um espaço para a proposição de projetos e estudos interdisciplinares”, afirma.

As aulas do projeto serão síncronas, de modo que os alunos precisam participar remotamente, responder chamada e interagir com os professores e colegas em tempo real. A expectativa é estender, futuramente, as vagas no Projeto Disciplinas Transversais para os alunos dos cursos de graduação das sete universidades estaduais, e contemplar temas sobre ética, saúde, meio ambiente, trabalho e cultura.

INSCRIÇÃO – Os interessados nas disciplinas transversais ofertadas para o segundo semestre deste ano devem enviar e-mail para as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação das respectivas instituições: UEM (sec-ppg@uem.br); UEPG (dpg@uepg.br); e Unioeste (prppg.transversal@unioeste.br). Os acadêmicos devem consultar as universidades sobre os critérios para aproveitamento e equivalência de créditos e equiparação de disciplinas, de acordo com as grades curriculares dos cursos aos quais estão vinculados.

Serviço:

Projeto Disciplinas Transversais – 2º Semestre de 2023

Inscrições: até 31 de julho

UEM

Responsável: Carlos Humberto Martins (Diretor de Pós-graduação)

E-mail: sec-ppg@uem.br

UEPG

Responsável: José Danilo Szezech Junior (Diretor de Pós-graduação)

E-mail: dpg@uepg.br

Unioeste

Responsável: Nelso Valmir Banaszeski (Chefe da Divisão de Pós-Graduação)

E-mail: prppg.transversal@unioeste.br