A Sanepar promoveu nesta quinta-feira (2) uma oficina do Projeto de Sustentabilidade da Escola ao Rio, em Iretama, no Centro do Estado, com 45 alunos dos segundo e terceiro anos do curso Técnico em Agronegócio, do Colégio Estadual Anibal Khury. Na ação, foram feitas análises da qualidade da água do Rio Pinhalzinho e uma visita técnica à estação de tratamento de esgoto da cidade.
Acompanhados de professores, os alunos foram estimulados a construir um novo olhar sobre o meio ambiente. “Com essas oficinas, queremos despertar nos estudantes o sentimento de pertencimento e fomentar neles o desejo de adotar uma postura de cuidado com os rios e com o meio ambiente”, afirmou a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Andrea Fontes. A oficina abordou também a gestão por bacia e o saneamento básico.
Na visita técnica à estação de esgoto, os alunos conheceram o caminho que ele percorre ao sair dos imóveis, passando por cada etapa do processo de tratamento até ser devolvido ao rio, com qualidade e atendendo todos os parâmetros ambientais.
- Sanepar amplia produção de água para Dois Vizinhos com captação no Aquífero Guarani
-
Sanepar orienta moradores de 2,2 mil imóveis de União da Vitória sobre ligação de esgoto
O projeto promove também a transversalidade da educação ambiental nas escolas. O professor da disciplina de Zootecnia do curso técnico, Gustavo Divino Ross, avalia a atividade como muito importante para conhecimento dos alunos, tanto sobre a água quanto sobre o tratamento do esgoto. “Muitos não tinham conhecimento de como é feito o tratamento e onde é feito o descarte após o tratamento e nem como são feitos os testes dessa água”, destacou.
A aluna Giovana Ribeiro também gostou muito do projeto. “Ninguém de nós sabia muito bem da relação da Sanepar com o meio ambiente e, com essa oficina, a gente pode participar e ver como funciona o processo”, afirmou.