A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) lança, na segunda-feira (19), uma tomada de subsídios para receber contribuições da sociedade civil sobre a definição de indicadores de qualidade do transporte metropolitano. As contribuições serão por meio de formulário online e o prazo vai até 19 de março.
As manifestações dos usuários do serviço vão auxiliar a Agência na elaboração de parte do Regulamento do Transporte Coletivo Metropolitano, contemplando os critérios de qualidade que deverão ser atendidos pelos prestadores deste serviço, aplicáveis a todas as regiões metropolitanas do Paraná.
“Por se tratar de um serviço com grande impacto na vida de milhares de cidadãos e pela importância de incluir os diversos representantes dos segmentos que atuam no serviço neste processo, estamos abrindo esta tomada de subsídios para oportunizar a participação social e entender as demandas atuais dos usuários”, destaca Mariana Ribeiro Facundo de Souza, chefe da Coordenadoria de Qualidade dos Serviços da Agepar.
Além dos passageiros, também podem participar representantes de empresas, órgãos de controle, associações de consumidores e demais interessados.
Na Região Metropolitana de Curitiba, os cerca de 800 veículos que operam transportam mais de 350 mil passageiros diariamente. Apesar de já haver um Regulamento do Transporte Coletivo Metropolitano vigente na região, a normatização em construção pela Agepar visa regulamentar o serviço em nível regulatório e não em nível operacional. Além disso, a regulamentação será comum a todas as regiões metropolitanas do Estado que ofertam ou que venham ofertar este serviço público.
COMO PARTICIPAR – Nesta tomada de subsídios, por meio de formulário online, os interessados poderão avaliar o nível de importância de 15 atributos de qualidade referentes ao serviço. Entre eles, estão rapidez e agilidade no deslocamento, segurança no interior dos veículos e terminais, conservação e higiene da frota, entre outros.
Para participar, basta acessar o site da Agepar, diretamente neste link. Lá estarão disponíveis documentos elaborados pela equipe técnica da Agepar com mais informações sobre o tema, para consulta.