Agentes penitenciários que integram o quadro efetivo do Estado participaram do terceiro curso de escolta prisional realizado em Maringá, no Noroeste do Paraná. O objetivo foi capacitar os servidores para compor os grupos especializados do Setor de Escolta Prisional do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen).
“A proposta é a profissionalização do agente penitenciário para implantação gradativa dos setores de escolta prisional no Estado. Hoje esse trabalho é realizado pelas polícias militar e civil”, afirma o diretor do Depen, Francisco Caricati.
FORMAÇÃO - Com carga horária de 120 horas, o curso contou com atividades práticas e teóricas ministradas por profissionais do Setor de Operações Especiais do Depen, sob a supervisão da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen), em sistema de internato, com aulas pela manhã, tarde e noite.
Durante dez dias, os agentes participam de aulas de direitos humanos e cidadania, direção defensiva evasiva, técnicas de imobilização, radiopatrulhamento, algemamento e condução de pessoas, tiro policial, armamento e munições. Participaram da formação 72 agentes das regiões de Londrina e Francisco Beltrão. Após o treinamento, que é rigoroso, 69 deles conseguiram concluir o curso.