A Fomento Paraná e a Regional Sul do Sebrae/PR realizaram nesta terça-feira (5), em Pato Branco, o Encontro Regional dos Agentes de Crédito, que reuniu representantes de mais de 40 municípios das regiões Sul e Sudoeste. Último de uma série de seis encontros regionais, o evento teve o intuito foi debater ações que visem fortalecer os pequenos negócios através da concessão de empréstimos de microcrédito.
O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, destacou a importância dos profissionais que atuam na região e no Paraná. “Os agentes conhecem o dia a dia dos empresários, suas necessidades e objetivos. E eles têm um papel fundamental de ajudar no fortalecimento desses negócios, não apenas liberando crédito, mas contribuindo com a geração de emprego, renda e desenvolvimento”, afirmou.
O encontro foi marcado pela apresentação de valores relativos ao crédito viabilizado por meio da Fomento Paraná, que soma a mais de R$ 60 milhões de janeiro a agosto de 2023, com 5.943 empreendimentos beneficiados em todo o Estado no período.
Para o diretor de Mercado da Fomento Paraná, Vinicius Rocha, o encontro provoca os agentes a adotarem boas práticas e planejamento. “Compartilhamos ações que acontecem em outras regiões e que podem ser adotadas em qualquer lugar, como uma visita, um evento de divulgação, uma iniciativa em conjunto com parceiros. A ideia é que a gente possa fortalecer e facilitar o acesso ao crédito de forma consciente e que, de fato, ele possa ser usado para fazer a diferença no negócio do empreendedor”, explicou.
Segundo o diretor, os seis encontros mobilizaram mais de 250 agentes de crédito e correspondentes da rede de parceiros da instituição para trabalhar com o tema planejamento de ações. “Este é um movimento muito valioso e vai ao encontro do que a Fomento tem feito nos últimos anos, conforme a determinação do governador Ratinho Junior, que os órgãos do governo estejam próximos dos paranaenses”, completou.
Agente de crédito em General Carneiro, no Sul do Paraná, Gustavo Knol avalia que não basta apenas o empreendedor ter acesso ao crédito facilitado. “Antes da liberação do crédito, ajudamos o empreendedor a compreender se o dinheiro será mesmo utilizado da melhor forma. Isso é essencial porque, em muitos casos, o empresário abre os olhos para outras perspectivas e caminhos que podem ter resultados diferentes, como um aumento no faturamento ou um novo investimento”, detalhou.
- Caravana de Crédito vai percorrer 31 cidades para levar recursos ao setor de turismo
- Fomento Paraná dispõe de R$ 560 milhões para financiar projetos de empreendedores
INTERESSADOS – Os empreendedores interessados em buscar as linhas de crédito da Fomento Paraná podem encontrar um agente de crédito ou correspondente acessando AQUI.