Agência do Trabalhador da Cultura fecha 2023 com mais de 700 empresas cadastradas

Número de vagas disponíveis cresceu 173%, para 1.140. Já são 741 empresas cadastradas, aumento de 915% em 2023. Por meio do microcrédito foram destinados mais de R$ 532 mil para empreendedores de 12 áreas culturais.
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26/12/2023 - 10:00

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O Posto Avançado da Agência Central do Trabalhador - Agência do Trabalhador da Cultura (ATC) cresceu de maneira exponencial em 2023. Os dados são referentes ao número de novos trabalhadores, as vagas disponíveis, quantidade de empresas cadastradas, o número de atendimentos e as principais operações.

Um indicador da evolução foi o número de vagas abertas, que cresceu de 409 para 1.140 em 2023, representando um aumento de 173% em relação ao ano passado. Para explicar o aumento no número de vagas, é necessário observar o número de empresas cadastradas. Em 2021, primeiro ano de atividade da ATC eram 74 entidades comerciais, já em 2023 o número subiu para 741, uma evolução de 915%.

O número de novos candidatos que buscaram oportunidade por meio da ATC também subiu. No ano passado foram 1.269. Já neste ano foram 1.460, um aumento de 15%. O número de atendimentos ultrapassou 12 mil, o triplo em relação ao ano passado. A preferência do público é pelo WhatsApp, com 54% do total; depois o telefone, com 18%; e-mail, com 16%; e presencial, com 10%.

Inaugurada em novembro de 2021 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (SEEC), em parceria com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), a Agência do Trabalhador é um projeto pioneiro no Brasil voltado para pessoas da economia cultural e criativa.

O agente de crédito e gestor da ATC, Phablo Bozza, avaliou as atividades realizadas durante 2023. “Nesse segundo ano de atividades, aprendemos muito e conseguimos nos conectar ainda mais com o público cultural, tanto empresas como candidatos. Isso se deve a um trabalho conjunto ligado a outros departamentos da Secretaria de Cultura do Estado, que estão com o mesmo objetivo, potencializar o alcance das ações e oportunidades culturais do Paraná”, disse.

Uma das empresas cadastradas neste ano é de Sandro Tueros, proprietário de uma companhia teatral. Ele relatou que fez uma apresentação itinerante em 12 cidades no Estado do Paraná, com a exibição do espetáculo "Flamenco para Todos". Em cada uma dessas apresentações, Sandro contou que precisou de produtor local, tradutor de Libras, secretário, montador e um contrarregra para auxiliar na produção. Ao todo, foram 60 profissionais contratados por meio da ATC.

“Se não tivesse a Agência do Trabalhador da Cultura, provavelmente um diretor de cultura municipal iria indicar os seus conhecidos, no entanto, a Agência traz transparência e uma concorrência leal no processo de escolha de profissionais que são desconhecidos pelo mercado”, explicou.

NOVOS TRABALHADORES – As posições disponíveis para trabalhadores postulantes de vagas atendem diferentes setores da economia cultural e criativa. No mapeamento levantado, foram atendidas 20 áreas diferentes: publicidade, design, audiovisual, mercado editorial, moda, eventos, arquitetura, artes cênicas, artes visuais, gastronomia, rádio e TV, software, música, artesanato, turismo cultural, cultura popular, animação, entretenimento, literatura e games.

CULT MULT – Responsável pelo crescimento dos números de novos trabalhadores da cultura no Paraná, o Cult Mut – 1° Mutirão da Empregabilidade Cultural do Paraná ocorreu no dia 20 de julho e ofertou mais de 200 vagas para o total de 511 participantes.

Houve 13 empresas participantes no evento e 1.390 atendimentos presenciais. A arquiteta e figurinista Tarsila Schetini é uma das pessoas que conseguiram trabalho a partir do mutirão de empregabilidade. “Fui até a outras agências que também oferecem trabalhos e me indicaram ir diretamente nessa da Cultura, que é mais focada. E daí eu já fiquei de olho nas redes sociais deles e vi a postagem da feira. Um mês depois de eu conversar lá na feira, fiz um trabalho de figurino de Natal”, afirmou.

FOMENTO PARANÁ Neste ano, a ATC destinou mais de R$ 532 mil para empreendedores de 12 áreas culturais. O recurso é proveniente da linha de crédito Microcrédito Fácil, da Fomento Paraná, e atendeu microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas. O programa de crédito oferece prazos de carência e pagamentos que proporcionam parcelas compatíveis com a capacidade financeira do tomador de crédito. As áreas culturais alcançadas contempladas foram o artesanato, audiovisual, artes cênicas, artes visuais, design, eventos, gastronomia, literatura, mercado editorial, moda, música e publicidade.

Por meio de um modelo de crédito orientado, a Fomento Paraná oferece financiamento com taxas de juros e prazos diferenciados para apoiar a implantação, manutenção e modernização ou ampliação de pequenos negócios. Assim, a instituição busca ampliar a base produtiva e promover a geração de emprego e renda.

Um exemplo de microempresa que recebeu crédito para aprimorar a estrutura de trabalho foi o ateliê de artes visuais de Paulo da Luz. O artista visual começou a trabalhar com artesanato em ferro em 2013. Em 2019, ele abriu o próprio negócio com artes e decoração em metal.

Tudo começou em 2018, quando Paulo começou a brincar e postar nas redes sociais esculturas em ferro de aranha, sapo e escorpião. O que era brincadeira, virou negócio sério. Logo ele foi aprovado em editais de arte e cultura, recebeu o certificado de agente cultural e já teve até um foguete feito em ferro apresentado no "Domingão com Hulk", em 2022.

A fim de aprimorar o maquinário e investir em marketing, Paulo recorreu ao microcrédito fornecido pela Fomento Paraná. “Hoje em dia eu trabalho com aço, aço inox e aço carbono. Eu quero começar a investir em outros metais. São os metais de ligas de zinco, que são mais nobres, como cobre, bronze, alumínio e latão”, disse.

Durante entrega de prêmios no Encontro Estadual de Agentes de Crédito Fomento Paraná e Sebrae/PR, que aconteceu em Foz do Iguaçu, a Agência do Trabalhador da Cultura (ATC) recebeu um importante reconhecimento das atividades da agência de crédito da Fomento Paraná através do Prêmio Estadual de Microcrédito. 

Neste ano, a ATC ficou em 3º lugar no ranking geral da plataforma da Fomento em valores de crédito destinado para a população paranaense em municípios com mais de 200 mil habitantes. Além do trabalho de inserção e reinserção de trabalhadores do setor cultural no mercado de trabalho, a ATC tem forte atuação no oferecimento de créditos a micro empreendedores e pequenos empresários por meio da Fomento Paraná.

Serviço:

Agência do Trabalhador da Cultura

Rua Ébano Pereira n° 240 – Centro – Curitiba

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 17h

Telefone/WhatsApp: (41) 3321-4743

agenciacultura@secc.pr.gov.br

www.agenciadotrabalhadordacultura.pr.gov.br

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