Adultos e crianças participam de passeio ciclístico pela orla revitalizada de Matinhos

Adultos e crianças, entre eles alguns com deficiência, pedalaram por um trecho de aproximadamente cinco quilômetros com saída e chegada na arena esportiva do Verão Maior Paraná na cidade.
20/01/2024 - 12:40

Mesmo com as altas temperaturas desde cedo, cerca de 35 ciclistas adultos e crianças, entre eles alguns com deficiência, participaram na manhã deste sábado (20) de um passeio ciclístico pela Orla de Matinhos. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado do Esporte (Sees) e integra o calendário esportivo do Verão Maior Paraná no Litoral.

As atividades são organizadas pelas equipes da Sees responsáveis por cada posto de atendimento do Governo do Estado instalados nas praias e balneários. Para motivar os atletas profissionais e amadores durante o percurso, de cerca de uma hora, um trio elétrico fornecido pela Sees levou música e mensagens de incentivo aos participantes e também ao público por onde o grupo passava.

Os roteiros dos passeios foram definidos previamente em conjunto pela Polícia Militar, prefeituras e guardas municipais para garantir a segurança de todos os envolvidos. No caso de Matinhos, o percurso passou pela Avenida Beira-Mar, que conta com novo pavimento e calçadão com ciclovia e pista de corrida, além de paisagismo, o que tornou o passeio ainda mais agradável.

O paratleta Leandro Rodrigo Patrício, de 42 anos, tem deficiência visual parcial e participou do passeio em um bicicleta tandem, modelo que possui dois lugares e conta com um guia de apoio. Ele considera que a atividade promovida pelo Governo do Estado é um incentivo à prática esportiva e uma oportunidade de divulgar a modalidade.

“O passeio em si foi muito bacana e orla está muito bonita hoje, além de podermos mostrar as bicicletas que usamos no paraciclismo e também estimular o pessoal que está na praia a também começar a pedalar”, contou.

A aposentada Maria Claudete de Carvalho, de 64 anos, atuou como uma das guias durante o passeio, uma vocação que mantém durante todo o ano. “Eu sempre participo de passeios, treinamentos e competições nas bicicletas de dois lugares com os deficientes visuais e a experiência de estar com eles passeando pela orla de Matinhos foi muito gratificante. O pessoal gostou bastante”, disse.

No início do mês, foram realizados passeios ciclísticos no balneário de Caiobá, também em Matinhos, na praia Central de Guaratuba e no balneário de Shangri-lá, em Pontal do Paraná. No próximo sábado (27), será a vez do balneário Praia de Leste, com término dos passeio no dia 3 de fevereiro em Ipanema, ambos em Pontal do Paraná.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.