Durante o período de férias escolares, entre janeiro e fevereiro, os adolescentes que cumprem medidas nas Unidades Socioeducativas (internação, internação provisória e semiliberdade) no Estado do Paraná poderão participar de cursos gratuitos de qualificação profissional.
As atividades são resultado da parceria formalizada Estado com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). São oferecidos 14 cursos de diversas áreas, como marketing, empreendedorismo, matemática básica e desafios do mundo do trabalho.
De acordo com o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, os cursos profissionalizantes executados do CIEE vão ajudar a despertar o interesse dos adolescentes em uma nova profissão. "Estamos gerando oportunidades. É um recomeço para esses jovens”, disse.
O chefe do Departamento de Socioeducação, coronel David Pancotti, afirma que os cursos contribuem para o desenvolvimento integral dos adolescentes. "Eles permitem a continuidade do seu processo de qualificação. São casas de aprendizado constante, é importante estimulá-los”, afirmou.
Devido à Covid-19, as aulas estão acontecendo no formato online. Elas são gravadas e disponibilizadas para as unidades e são acompanhadas de material didático de apoio. Ao término das atividades, os adolescentes receberão certificação referente ao curso realizado.
Cursos oferecidos:
- Aprenda a vencer os desafios do mundo do trabalho
- Autoconhecimento
- Auxiliar administrativo - RH e arquivos
- Auxiliar administrativo com ênfase financeira e contábil
- Como ter sucesso nos processos seletivos
- Desenvolvimento de qualidades pessoais
- Empreendedorismo
- Inteligências múltiplas no sucesso pessoal e profissional
- Marketing pessoal - a arte de se relacionar bem
- Projeto de vida pessoal e profissional
- Qualidade no atendimento ao público
- Superando a timidez, desenvolvendo a criatividade
- Matemática básica
- Português