Acordo entre UEM e Tecpar fortalece pesquisa e soluções tecnológicas

Objetivo é aglutinar o potencial científico produzido por professores e pesquisadores da UEM e os especialistas do Tecpar para abrir possibilidades mútuas e fazer chegar ao setor produtivo.
Publicação
17/10/2019 - 09:40

Confira o áudio desta notícia

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vão trabalhar em parceria para fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas no Paraná.

As entidades assinaram quarta-feira (16) um termo de cooperação ampla reunindo as principais autoridades da Universidade e do Instituto. A ideia é aglutinar o potencial científico produzido pelos professores e pesquisadores da UEM e os especialistas do Tecpar no sentido de abrir possibilidades mútuas e fazer chegar ao setor produtivo, por meio da expertise do Instituto, inovações desenvolvidas na academia.

A UEM produz conhecimento nos cursos de mestrado e doutorado, tendo como apoio os laboratórios de ponta alocados no Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (Comcap). O Tecpar, instituição também pública, com 80 anos, produz medicamentos para o Ministério da Saúde, desenvolve soluções tecnológicas, faz avaliação da conformidade e prestação de serviços tecnológicos ao mercado e, ainda, a gestão de parques e incubadoras tecnológicas.

IMEDIATOS - Os trabalhos começarão imediatamente. Como fruto desta proximidade, técnicos do Tecpar, orientados pelo representante do Instituto em Maringá, Nilson Marcos Tazinafo, poderão utilizar uma sala no campus cedida pela Universidade.

“A cooperação representa uma convergência de forças”, disse o reitor Julio César Damasceno. Ele lembrou o potencial científico da UEM gerado pelas dissertações de mestrado e teses de doutorado ligadas aos 56 programas de pós-graduação.

O reitor ressaltou, ainda, o grau de excelência da instituição, que é reconhecida fora e dentro do Brasil. Prova disso, segundo Damasceno, foi o convite que a UEM recebeu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Comissão Fulbright Brasil para integrar o Laboratório de Internacionalização do Conselho Americano de Educação.

COMPLEMENTAM - O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, também destacou a parceria e afirmou ter a convicção de que as atividades desenvolvidas pelas partes se complementam, em benefício da sociedade.

“Essa parceria é de extrema importância para os setores produtivos do Paraná, uma vez que temos a proximidade do Tecpar com a universidade. As instituições vão compartilhar conhecimento e unir suas competências para apoiar empresas, cooperativas e startups”, afirmou.

Diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, Lindolfo Junior comemorou o termo de cooperação e afirmou estar convencido de que esta união vai frutificar.

A cerimônia de assinatura do documento reuniu, ainda, entre outras autoridades, o vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Clóves Cabreira Jobim; o coordenador estratégico da Incubadora Tecnológica de Maringá, Marcelo Farid; além de servidores do Tecpar.

GALERIA DE IMAGENS