Ações do Paranacidade estão alinhadas aos ODS e à Nova Agenda Urbana

Colaboradores da empresa foram sensibilizados para internalizar conceitos e suas aplicações no dia a dia. Identificou-se o que já é efetivado, as informações a serem levadas às prefeituras e parceiros, e que a atitude pessoal é fundamental para as transformações.
Publicação
12/02/2021 - 17:34
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Qual é o comprometimento no Paranacidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Nova Agenda Urbana, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU)? Os colaboradores do Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, responderam a pergunta durante oito sessões online, realizadas de 8 a 11 de janeiro.

Nos quatro dias foram atingidas as metas de sensibilizar para os conteúdos, internalizar conceitos e mobilizar para as suas aplicações no dia a dia da empresa. Identificou-se o que já é efetivado pelo Paranacidade, as informações a serem levadas às prefeituras e outros parceiros, e que a atitude pessoal é fundamental para realizar as transformações desejadas.

BOAS PRÁTICAS - No evento, realizado pelo Godsnau, grupo de colaboradores responsável pela disseminação dos ODS e demais conteúdos sobre o desenvolvimento sustentável, foram feitas as ligações entre as ações operacionalizadas pelo Paranacidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. As vinculações dos programas Ilumina Paraná, que substitui a iluminação pública convencional por sistemas a LED, e o Zero Energia (sistemas da geração fotovoltaica nas escolas municipais) com o ODS 7 (Energia Limpa e Acessível) são alguns exemplos.

Também foram citadas ações que viabilizam a implantação de UPAs (ODS 3 - Saúde e Bem Estar); de Escolas Municipais e CMEIs (ODS 4 - Educação de Qualidade); de Redes de Esgoto (ODS 6 - Água Potável e Saneamento); de Barracões Industriais e Comerciais (ODS 8 - Trabalho Descente e Crescimento Econômico); construir estruturas resilientes (ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura); de Centros de Referência de Ação Social; (ODS 10 - Redução de Desigualdades); de Obras de Pavimentação e aquisição de Equipamentos Rodoviários (ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis); e de Aterros Sanitários (ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis), entre outros.

VALORIZAÇÃO - De acordo com o coordenador do Godsnau, Geraldo Luiz Farias, as manifestações revelaram a sensação de pertencimento de cada um nas ações do Paranacidade e na relação entre as premissas dessas agendas globais e a missão da empresa.

“Perceber que o seu trabalho é importante, e que colabora para transformar o mundo em um lugar melhor, valoriza o profissional, a atividade diária e o ser humano que as realiza. Quando há esse crescimento individual, a empresa ou entidade pública se fortalece, foca nos resultados e passa a apresentar melhorias de desempenho”, destacou Farias.

O Godsnau é composto por representantes de todos os Escritórios Regionais, da Procuradoria Jurídica, dos setores de Coordenação de Projetos, Operacional, de Recursos Humanos e da Assessoria Técnica do Paranacidade. Além de Geraldo Farias, participam os técnicos Glauco Pereira Junior, Virginia Thereza Nalini, Maristela de Paula Muller, Adriana de Souza Ricardo Gaio, Adriano Andrade, Nagila Terezinha Freiria, Patrícia Quintino, Rodolfo Purpur, Luciene Moreira, Patrícia Alves Brochado e Hélio Marzalek. Todos os empregados do Paranacidade participaram da atividade.

GALERIA DE IMAGENS