Ações do Paraná Rosa são destaques do podcast Notícia Boa Paraná

A primeira-dama Luciana Saito Massa e a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, falarão sobre a campanha Paraná Rosa, mobilização para o Outubro Rosa que vai promover a conscientização e o acesso a informações sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero, além de incentivar a saúde integral da mulher.
Publicação
03/10/2024 - 17:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O podcast Notícia Boa Paraná, que vai ao ar nesta quinta-feira (3), traz ao estúdio a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, e a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Maria Goretti David Lopes, para falar sobre a campanha Paraná Rosa. A mobilização paranaense para o Outubro Rosa vai promover a conscientização e o acesso a informações sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero, além de incentivar a saúde integral da mulher.

O Paraná Rosa foi idealizado pela primeira-dama e, desde sua primeira edição, em 2019, trabalha para levar aos municípios paranaenses orientações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Neste ano, as ações incluem também o “Desafio dos 21 Dias”, para incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis pelas mulheres. A programação do Paraná Rosa está disponível AQUI.

Além da campanha, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, vai aumentar em 30% o repasse para realização dos procedimentos que rastreiam os cânceres de colo de útero e de mama durante os meses de outubro, novembro e dezembro. O valor pago pelo Estado aos prestadores, que em junho de 2024 foi de cerca de R$ 1,3 milhão ao mês, subirá para R$ 1,8 milhão mensais.

Com este aporte, o volume de exames citopatológicos, que hoje chegam a 61,5 mil procedimentos por mês, passará para 79,9 mil. Já para a mamografia, o quantitativo, que gira em torno de 12,1 mil ao mês, subirá para aproximadamente 15,4 mil exames disponibilizados.

A mamografia é indicada para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos a cada dois anos. Mulheres de outras faixas etárias com histórico familiar podem fazer por indicação médica. Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que seja realizado nas mulheres de 25 a 64 anos, que já iniciaram a vida sexual.

Entre as doenças crônicas não transmissíveis, o câncer foi a principal causa de mortalidade prematura em 2023 no Paraná, que são os óbitos ocorridos em pessoas entre 30 a 69 anos, ultrapassando as doenças cardiovasculares. O câncer de mama ocupou a primeira posição entre as causas de mortalidade por câncer em mulheres entre 2019 e 2023.

NOTÍCIA BOA PARANÁ – O podcast Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria de Estado da Comunicação e pela E-Paraná Comunicação e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. O programa está disponível no Spotify e no canal do Governo do Estado no YouTube. Também é possível acompanhar pelas redes sociais do Governo, no TikTok, Instagram e Facebook.

O episódio também vai ao ar na Rádio Educativa (97,1 FM), às 23h desta quinta-feira, e na TV Paraná Turismo, sendo exibido às sextas, às 23 horas, sábados, às 22h30, e domingos, às 20h30.

Confira este episódio:

GALERIA DE IMAGENS