Oito em cada dez municípios do Paraná registraram um saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada em fevereiro, segundo os dados mais recentes do Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Esse desempenho fez com que o Estado alcançasse o seu melhor desempenho mensal dos últimos quatro anos, totalizando 39.176 vagas de trabalho formal.
Dos 399 municípios paranaenses, 320 tiveram um volume de contratações maior do que as demissões no mês passado. O principal destaque foi para Curitiba, onde o saldo foi de 10.046 vagas em fevereiro – resultado de 59.701 admissões e de 49.655 desligamentos no mês. As contratações na Capital foram puxadas principalmente pelo setor de serviços que gerou 7.715 vagas.
Toledo, na região Oeste, aparece na vice-liderança no ranking municipal do Paraná, com 2.311 empregos gerados no mês, também com ênfase na prestação de serviços, com 1.798 vagas criadas na cidade. Londrina (1.963), Maringá (1.739), Cascavel (1.468) e São José dos Pinhais (1.369) completam a lista dos municípios com saldo acima de mil empregos com carteira assinada criados em fevereiro.
Em outros 52 municípios do Paraná o volume de pessoas que ingressaram ou retornaram ao mercado de trabalho formal ficou na casa das centenas. Entre eles, estão grandes polos econômicos, como Ponta Grossa (929) e Foz do Iguaçu (910), e as cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), cujos melhores resultados ocorreram em Araucária (820) e Pinhais (605).
Mesmo cidades menores também tiveram saldos expressivos de empregos criados, especialmente quando considerada a população local. É o caso, por exemplo, de Ibiporã, no Norte do Estado, que com pouco mais de 50 mil habitantes teve um saldo de 608 novas vagas. Outro caso é o de Dois Vizinhos, na região Sudoeste, com 47 mil habitantes, onde as contratações superaram em 426 as demissões no período.
Nos dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, também é possível mensurar a variação relativa entre as vagas criadas e o volume total de trabalhadores formalmente empregados, que no Caged é chamado de estoque. Neste quesito, os municípios paranaenses com melhor desempenho em fevereiro foram Doutor Ulysses, na RMC, com uma variação de 44%, seguida por Ivatuba (13%), Nova Aliança do Ivaí (12%), Flor da Serra do Sul (11%), Brasilândia do Sul (9%) e Bom Sucesso (9%).
Além do bom desempenho em fevereiro, 76% dos municípios do Paraná estão com um saldo positivo de contratações em 2025.
Confira a relação completa
.