Os 74 estudantes da 18ª turma do Cursinho Pré-Vestibular da Unicentro iniciaram, na semana passada, a preparação para os processos seletivos que dão acesso ao ensino superior. As aulas são uma ação extensionista da instituição e possuem cunho social. Os estudantes não pagam nada para participar.
A qualidade da preparação ofertada pelo cursinho pode ser aferida pelos resultados obtidos pelos estudantes nos últimos anos. O índice de aprovação, segundo a Unicentro, é de 90%. As aulas vão até outubro.
“Esse nicho do pré-vestibular é importante para marcar a presença social da universidade, atendendo pessoas que talvez não tivessem condições financeiras de pagar pelo cursinho, que é um investimento muito alto, que tem expectativa de entrar em universidade pública, gratuita e de qualidade, como é a Unicentro. Elas também podem aprimorar os seus conhecimentos, implementar ideias e conhecer os cursos da universidade”, destaca o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas,.
“Muitos alunos que passam pelo cursinho são aprovados em instituições renomadas, inclusive conosco na Unicentro. É uma satisfação desenvolver esse projeto, que tem esse cunho social e essa importância para a sociedade, de apoiar esses alunos, que estão estudando ou concluindo o ensino médio”, avalia a professora Lucélia de Souza, pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro.
“Além das disciplinas tradicionais, eles contam com suporte dos alunos do quarto ano de Pedagogia para um projeto de orientação vocacional e profissional. Muitos deles, mesmo que venham fazer o cursinho, ainda estão em dúvida, então é um momento de pensar melhor no futuro”, explica a professora Rosângela Abreu do Prado Wolf, coordenadora pedagógica do Pré-Vestibular.
A principal meta do Arthur Felipe Schulz Neto, um dos inscritos, é revisar os conteúdos que vão cair no vestibular da Unicentro. “Meu foco é Medicina Veterinária. Então vai ser muito bom esse período. Eu, por exemplo, tenho muito problema em estudar em casa sozinho. Eu tenho muita distração. Então, eu espero que o cursinho vá me ajudar a focar”, conta. As aulas ocorrem no câmpus de Guarapuava.
- UENP divulga edital para contratar 35 professores do ensino superior
- Projeto da UEL estuda evolução, uso e manejo do solo vermelho do Norte
CURSO – O Pré-Vestibular Unicentro foi criado em 2009 e iniciou suas atividades em 2010, no câmpus Cedeteg, com o objetivo de proporcionar uma formação complementar aos estudantes e egressos do ensino médio público, na busca da democratização do acesso à universidade pública. O projeto também possibilita aos estudantes de graduação e pós-graduação colocar em prática parte do conhecimento adquirido na universidade em um processo de troca de saberes com os estudantes da rede pública.
Para participar, o candidato passa por um processo seletivo que é composto por duas etapas: a primeira é constituída de uma prova de conhecimentos gerais e redação; a segunda etapa é uma análise socioeconômica. Podem se inscrever estudantes dos 3º e 4º anos (regular e técnico, respectivamente), bem como egressos do ensino médio da rede pública de Guarapuava e região. Os estudantes oriundos de instituições de ensino privadas, na condição de bolsistas integrais, também podem participar.