70 anos: Centro Juvenil de Artes Plásticas recebe homenagem da Assembleia Legislativa

CJAP foi fundado no dia 16 de junho de 1953 pelos educadores Guido Viaro e Eny Caldeira. Paralelamente à homenagem, o CJAP abriu a exposição "Desenho no CJAP”, em retrospectiva aos desenhos participantes do Concurso Paranaense de Desenho, que ao longo de três edições recebeu dois mil participantes de mais de 100 cidades do Paraná.
Publicação
28/08/2023 - 18:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná realizou nesta segunda-feira (28) a entrega de menções honrosas ao Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), em razão do 70º aniversário da instituição, fundada no dia 16 de junho de 1953 pelos educadores Guido Viaro e Eny Caldeira. A homenagem foi realizada antes da sessão plenária.

Proposta pelo deputado estadual Anibelli Neto, a iniciativa busca ampliar a divulgação sobre a jornada de sete décadas do centro na arte-educação destinado a jovens de 8 a 17 anos. “A abertura do CJAP deve ser valorizada e enaltecida. Esse é o único espaço cultural em todo o Brasil totalmente dedicado ao desenvolvimento artístico e cultural de crianças e adolescentes”, disse o parlamentar.

A secretária de Cultura, Luciana Casagrande Pereira Ferreira, participou do ato solene. Ela destacou a abordagem inovadora para o ensino de artes e desenvolvimento cultural apresentada pelo CJAP. “Essa formatação, que une aprendizado, intercâmbio cultural e a difusão da arte e da cultura, tudo de forma gratuita, é única do País”, complementou.

Representando a equipe do CJAP, o diretor Luiz Gustavo Vidal Vardânega Pinto ressaltou a equipe da instituição. “O que oferecemos aos jovens é a possibilidade de se aprofundar na arte, principalmente a arte paranaense, que é muito rica”, afirmou o diretor, que também dirige o Museu Alfredo Andersen. 

Paralelamente à homenagem, o CJAP abriu a exposição "Desenho no CJAP”, em retrospectiva aos desenhos participantes do Concurso Paranaense de Desenho, que ao longo de três edições recebeu dois mil participantes de mais de 100 cidades do Paraná. Até 1º de setembro, 22 obras ficarão em exibição dentro do edifício da Assembleia.

"Esse é um reconhecimento do trabalho da juventude criativa paranaense, não só dentro do Centro Juvenil de Artes Plásticas, mas de todas as crianças e adolescentes do Estado", complementou a coordenadora do CJAP, Adriana Carla Dalazen Cichocki.

PRESENÇAS – Compareceram ao ato solene professores e artistas como Constantino Viaro, filho de Guido Viaro; Mariana Viaro, neta de Guido Viaro; e Anne Marie Varella Zimmermann, Denise Cristina Wendt, Jaira Aparecida Denardi, Jaqueline Bellani da Silva, Liane Maria Barreto de Azevedo, Sandra Mara Gutierrez, e Robia Rodrigues Ribeiro, integrantes do quadro educativo do CJAP.

GALERIA DE IMAGENS