65 mil profissionais da rede estadual participam do planejamento do 2º semestre

Professores, diretores e colaboradores das mais de 2 mil escolas estaduais de todo o Paraná participam do encontro em suas respectivas unidades. Objetivo é consolidar as diretrizes educacionais, estabelecer as metas de aprendizagem e integrar as equipes das escolas da rede estadual.
22/07/2024 - 16:40

Diretores, professores, equipes pedagógicas e colaboradores das escolas estaduais participam nesta segunda e terça-feira (22 e 23) do Período de Estudo e Planejamento do segundo semestre letivo, que começa quarta-feira (24). O evento é realizado pela secretaria estadual da Educação com o objetivo de consolidar as diretrizes educacionais, estabelecer as metas de aprendizagem e integrar as equipes das escolas. A ação abrange os trabalhos a serem desenvolvidos nos próximos meses. Participam, em suas respectivas unidades, mais de 65 mil professores, diretores e colaboradores das mais de 2 mil escolas estaduais de todo o Paraná.

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda esteve na abertura das atividades no Colégio Estadual Cívico-Militar Pinheiro do Paraná, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba. Ele reuniu-se com as equipes pedagógicas da escola para um panorama da comunidade escolar e a projeção das próximas estratégias educacionais a serem implementadas até o fim do ano. “É momento de aprimorar as bem-sucedidas ações já viabilizadas nas escolas do Paraná, dando continuidade ao trabalho desenvolvido até aqui. O período é também excelente oportunidade de diálogo entre pares, permitindo a diretores, professores, pedagogos e colaboradores, analisar possíveis lacunas e alinhar expectativas em relação ao semestre”, afirmou.

Entre os temas levantados durante o encontro, a segunda etapa da aplicação da Prova Paraná, agendada para os dias 21 e 22 de agosto, foi destaque. “A Prova Paraná permite o levantamento de dados valiosos sobre a aprendizagem dos nossos alunos. Os resultados trazem subsídios para a definição de ações de apoio pedagógico aos Núcleos Regionais e secretarias municipais de Educação e Escolas. Por isso, a participação de toda a comunidade escolar na realização da avaliação é fundamental”, enfatizou Miranda.

Ele também lembrou a aplicação da Prova Paraná Mais, que deve acontecer entre outubro e dezembro. Voltada aos alunos do 3º ano do ensino médio, a partir deste ano, a avaliação passa a ser também instrumento para o ingresso ao ensino superior nas universidades estaduais, junto com o vestibular e outros processos de seleção.

COMBATE AO BULLYING – Com uma abordagem proativa, o combate ao bullying também esteve entre as diretrizes pedagógicas a serem reforçadas no próximo semestre. O secretário da Educação afirmou que reforçar políticas claras contra o bullying e estabelecer canais de comunicação abertos entre alunos, pais e educadores permitem às escolas identificarem e intervirem precocemente nessas situações, reduzindo seu impacto negativo.

Para orientar as equipes pedagógicas, a cartilha Paraná Sem Bullying, da Secretaria da Educação, foi utilizada como material de apoio. No documento, orientações claras ajudam professores, diretores e colaboradores a identificar situações no ambiente escolar, sugerindo metodologias de escuta ativa como estratégia para minimizar essa forma de violência.

OUTRAS INICIATIVAS  Além dos estudantes, os professores também foram pauta durante o encontro. Segundo Roni Miranda, importantes iniciativas que começaram a ser implementadas no primeiro semestre terão continuidade nos próximos meses, como o chamamento de professores aprovados no último concurso público, de junho de 2023, para composição do Quadro Próprio do Magistério (QPM).

“Em maio deste ano, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou o decreto de nomeação de 1.106 professores e pedagogos que, desde então, vêm sendo chamados para reforçar a rede estadual de ensino em todas as regiões do Estado. São professores de Educação Física, História, Química, Língua Portuguesa, Geografia, Física, Língua Inglesa, Matemática, Sociologia, Filosofia, Arte, Biologia e Ciências. No segundo semestre, daremos continuidade a estes chamamentos, tendo em vista reforçar ainda mais o quadro de docentes da rede estadual”, destacou.

Outras ações, como o Ganhando o Mundo Diretor, que está na primeira edição, e o Ganhando o Mundo Professores, também foram trazidas à pauta. “Tivemos alegria em proporcionar a 96 professores da rede a oportunidade de participarem da primeira edição do Ganhando o Mundo Professores, em um programa de formação continuada no Canadá e na Finlândia, países de referência em termos educacionais", disse o secretário.

Ele destacou que nos próximos meses 100 diretores terão a mesma oportunidade. O objetivo é expandir os programas de intercâmbio para profissionais da rede, possibilitando a um número ainda maior de docentes a chance de fortalecerem seus currículos e consequentemente, a qualidade da educação no Paraná.