50 municípios plantaram 87 mil árvores em ação do programa Asfalto Novo, Vida Nova

As mudas são cultivadas nos viveiros do Instituto Água e Terra (IAT) que abastecem o programa Paraná Mais Verde. Elas são distribuídas para as prefeituras, que se tornam responsáveis pelo plantio. Ainda serão plantadas outras 167.121 mudas referentes à primeira etapa do programa.
04/06/2024 - 07:50

Desde abril do ano passado, pelo menos 86.930 mudas de árvores foram plantadas em 50 municípios paranaenses beneficiados pelo programa Asfalto Novo, Vida Nova. Ele leva pavimentação urbana para as menores cidades do Estado e tem como um dos seus pilares o plantio de árvores para compensar a emissão de carbono decorrente das obras.

As mudas são cultivadas nos viveiros do Instituto Água e Terra (IAT) que abastecem o programa Paraná Mais Verde. Elas são distribuídas para as prefeituras, que se tornam responsáveis pelo plantio. A Secretaria de Estado das Cidades acompanha todo esse processo, da definição do local do plantio até a elaboração de relatórios sobre a mortalidade das mudas.

Segundo Mauro Scharnik, gerente de Restauração Ambiental do IAT, os viveiros estão presentes em diferentes partes do Paraná. “Por isso oferecemos mudas compatíveis com o solo e o clima de cada região”, afirma.

Ele destaca que entre as plantas mais procuradas estão as espécies frutíferas nativas, como Araçá, Cerejeira-do-Mato, Jabuticabeira, Pitangueira e Guabirobeira; outras espécies nativas, como o Ipê-Amarelo, Louro-Pardo, Canafístula e Guajuvira; além de espécies ameaçadas de extinção como Araucária, Peroba-rosa, Cedro-Rosa, Imbuia e Ipê-roxo.

De acordo com a engenheira ambiental Paula Daolio Silveira, do Paranacidade, vinculado à Secretaria das Cidades, ainda serão plantadas outras 167.121 mudas referentes à primeira etapa do programa. “O calendário do plantio é um pouco diferente daquele das obras de pavimentação. Até porque damos prazo para as prefeituras encontrarem uma área adequada e escolherem o que irão plantar. Além disso, o plantio deve ser realizado em épocas com clima propício para cada região, para reduzir a mortalidade das mudas plantadas”, explica.

No município de Doutor Ulysses, na Região Metropolitana de Curitiba, o plantio já foi feito. Foram 2.700 mudas de Angico Branco, Paineira, Cerejeira e Pitanga entre outras espécies. “Fizemos o plantio e estamos fazendo roçadas para manter as mudas limpas. Vamos fazer o possível para ter o menor número possível de mudas perdidas. O programa Asfalto Novo, Vida Nova trouxe o asfalto para cá e também teve essa questão ambiental que é fundamental para nossa cidade”, diz o secretário de Meio Ambiente do município, Valdivino Ventura da Costa.

Para a secretária de Estado das Cidades, Camila Mileke Scucato, a contrapartida evidencia a preocupação ambiental do governo Ratinho Júnior. “Seria mais fácil e rápido oferecer apenas a obra de pavimentação. Mas nós temos a calçada com acessibilidade, a galeria de água pluvial e o plantio das mudas”, afirma. “Essa é uma ação de sustentabilidade, pensando no futuro. Com ela, promovemos a recuperação de nossos biomas, utilizando espécies ameaçadas de extinção e preservamos locais como fundos de vales e outras áreas críticas. O programa faz a compensação da emissão de carbono e vai muito além”.

PROGRAMA – Lançado em 2023, o programa contemplou na primeira fase todos os municípios de até 7 mil habitantes com recursos para pavimentar toda a área urbana e trocar a iluminação por lâmpadas mais eficientes. A segunda etapa foi lançada em novembro e envolve investimento de R$ 132 milhões para contemplar 38 municípios, de 7 mil a 12 mil habitantes, que cheguem a 100% de pavimentação nas vias urbanas. Também está prevista a troca de luminárias convencionais por sistemas LED. Parte dos recursos são da transformação da Copel em corporação.