4,6 mil pessoas já trocaram a foto da CNH com a autobiometria facial do Paraná

Atualmente, a funcionalidade está disponível para um grupo restrito de condutores, selecionados automaticamente pelo sistema com base em critérios como a data da última foto registrada e a qualidade da imagem no cadastro. A solução está integrada ao processo de transformação digital do Detran-PR.
Publicação
09/04/2025 - 10:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O projeto de autobiometria facial lançado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) em janeiro já permitiu 4,6 mil atualizações na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A tecnologia, desenvolvida pela Celepar, está disponível no aplicativo Detran Inteligente e permite que o próprio cidadão faça a renovação da foto do documento pelo celular.

Atualmente, a funcionalidade está disponível para um grupo restrito de condutores, selecionados automaticamente pelo sistema com base em critérios como a data da última foto registrada e a qualidade da imagem no cadastro.

Quando o usuário tenta agendar um atendimento presencial para coleta biométrica, seja pelo site do Detran-PR ou pelo aplicativo Detran Inteligente, o sistema verifica se ele se enquadra nos requisitos para utilizar o autoatendimento. Caso esteja apto, a opção de atualizar a foto da CNH pelo celular é oferecida imediatamente, tornando o processo mais ágil e prático.

A atualização biométrica por autoatendimento sempre foi uma meta dos órgãos responsáveis pela identidade civil. “O projeto autobiometria se destaca por combinar tecnologias de Inteligência Artificial para orientar o usuário na captura da foto, garantir a conformidade legal e reforçar a segurança com validação facial e mecanismos antifraude”, afirma Eldimar Soares Teixeira, analista da Celepar responsável pelo projeto.

A solução está integrada ao processo de transformação digital do Detran-PR, tornando o serviço mais ágil, moderno e seguro para os condutores. “O projeto de autobiometria facial, que iniciamos em fase de testes em janeiro, tem sido um grande sucesso. A tecnologia tem proporcionado mais agilidade, segurança e qualidade no processo de atualização da foto da CNH para os condutores do Paraná”, afirma Adriano Furtado, diretor do Detran/PR.

"Nosso próximo passo é ampliar o serviço, alcançando um número cada vez maior de usuários e garantindo esse benefício a todos os paranaenses", complementa.

Para garantir a melhor experiência no uso da autobiometria e evitar que a captura da imagem seja rejeitada, o Detran-PR orienta os usuários a seguir algumas recomendações:

- Escolher um local com boa iluminação, preferencialmente luz natural

- Manter a lente da câmera limpa para evitar distorções na imagem

- Evitar acessórios que cubram o rosto, como bonés, fones e óculos escuros

- Não utilizar maquiagem pesada, que pode alterar as feições

- Segurar o celular de forma estável e na altura dos olhos durante a captura

GALERIA DE IMAGENS