Os cursos do Projeto Básico Ambiental das Obras de Recuperação da Orla de Matinhos, ofertados pelo Instituto Água e Terra (IAT), em conjunto com o Consórcio DTA/Acquaplan, beneficiaram 380 pessoas do Litoral do Paraná entre 2023 e 2024. Foram oferecidos ao todo 16 cursos profissionalizantes gratuitos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O pacote incluiu capacitações nas áreas de construção civil, engenharia elétrica, culinária, programação e empreendedorismo. O investimento total nas ações foi de R$ 120 mil.
A iniciativa buscou incentivar a requalificação técnica dos moradores locais para atender a nova demanda do município com a revitalização da Orla de Matinhos e a perspectiva de aumento no número de turistas e incremento da economia regional.
Por meio do Senac foram oferecidos os cursos de Espanhol Básico I; Técnicas básicas de jardinagem e tratamento de piscinas; Empreendedorismo, preparo de massas e pizzas; Serviços básicos em açougue; Inglês Básico I; Básico de linguagem de programação para adolescentes, e Técnicas para camareira de meios de hospedagem.
Já o Senai promoveu as capacitações em Técnicas de construção civil em alvenaria; Pintura de obras; Instalações hidráulicas prediais; Motores marítimos de centro a diesel; Eletricidade predial; Aplicação de revestimento cerâmico; Assentamento de tijolos à vista e pedra decorativa; e Elétrica básica residencial.
“Esse curso gratuito é uma forma de a gente conseguir aprender mais e ter mais oportunidades no mercado, que está cada vez mais se abrindo aqui em Matinhos”, disse o autônomo Lucas Jocowski Fernandes, de 26 anos, que cursou Eletricidade Básica Residencial.
“Eu tinha muito medo de eletricidade, mas aí eu tomei coragem, me inscrevi no curso e agora, além de perder o medo, ganhei mais uma habilidade para oferecer aos meus clientes”, acrescentou o também autônomo Eliandro Floriano, 48 anos.
As ações visam o aprimoramento da mão de obra na cidade para o novo cenário econômico previsto para Matinhos não só pela modernização da orla, como também de outras obras estruturais em execução pelo Governo do Estado no Litoral, como a Ponte Guaratuba-Matinhos e a duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek, principal via de acesso ao balneário.
OBRA – A primeira fase da revitalização da Orla de Matinhos está 96,53% concluída e deve ser entregue no segundo semestre deste ano. O investimento do Governo do Estado é de R$ 354,4 milhões ao longo de uma extensão de 6,3 quilômetros, entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida.
A intervenção inclui a execução de serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico, estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem.
Além do sistema de drenagem, as obras contemplam a melhoria da pavimentação asfáltica e recuperação de vias urbanas. Em uma segunda etapa, ainda sem previsão para ter início, será recuperado o trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne.