3,4 mil agentes de viagens já foram capacitados para ofertar pacotes turísticos paranaenses

É a primeira vez que o Estado participa de convenções de grandes operadoras e apresenta os atrativos e experiências turísticas para compor as prateleiras de vendas de grandes empresas, como a CVC, BWT, Schultz, WTM Latin America e Clube Amigo Agente.
Publicação
22/04/2024 - 18:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os atrativos turísticos do Paraná foram apresentados a mais de 3,4 mil agentes de viagens de todo o País, número destacado pelo Viaje Paraná, vinculado à Secretaria estadual do Turismo (Setu), no Dia Nacional do Agente de Viagens, comemorado nesta segunda-feira, 22 de abril. É a primeira vez que profissionais de grandes operadoras do setor são capacitados para ofertar pacotes paranaenses.

A estratégia de aproximação com os profissionais do trade foi adotada neste ano, com a participação da Setu e do Viaje Paraná em convenções e “famtours”, que são roteiros promovidos para familiarizar as empresas de turismo e apresentar a elas os produtos e serviços paranaenses.

Em 2024, o Estado marcou presença em quatro eventos dessa natureza: Convenção CVC, 2º Integra BWT, Convenção Schultz Operadora, WTM Latin America e Clube Amigo Agente CVC). Nesses encontros foram ofertados instruções, imersões, workshops e suporte para que os agentes de viagens percebam o potencial do Paraná e levem esse conhecimento a suas operadoras.

“Estamos vivendo um momento histórico, marcado pela volta das convenções de grandes operadoras de turismo ao Estado do Paraná”, afirmou o secretário do Turismo Márcio Nunes.

De acordo com o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, esta é uma forma de promover o turismo estadual e incluí-lo nos roteiros e pacotes de agências que têm relevância nacional e internacional. “É a estratégia desenhada para que a gente consiga colocar o turismo do Paraná na prateleira de vendas das agências e operadores de viagens. Os agentes são profissionais muito importantes e valorizamos o esforço de todos para impulsionar a economia do Estado com o turismo”, disse.

ENCONTROS – Em Gramado (RS), de 1 a 3 de março, o Paraná foi convidado a exibir seus atrativos a mais de 1,7 mil agentes de viagem da CVC, maior operadora de turismo do Brasil. Além dos destinos consolidados, como Curitiba e Foz do Iguaçu, os profissionais tiveram contato com São Luiz do Purunã, na região de Curitiba; as vinícolas de São José dos Pinhais e Campo Largo (RMC); as belezas de Antonina, Morretes e Ilha do Mel, no Litoral; além das praias de água doce da região Noroeste.

Também em março ( 2 e 8), o Estado apresentou em encontro imersivo os principais destinos turísticos paranaenses a 130 agentes e profissionais de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, durante a 2° edição do Integra BWT. 

Com organização da BWT Operadora e viabilização o Governo do Estado, os agentes de viagens passaram durante sete dias por experiências na Capital, Litoral e Campos Gerais. Eles tiveram contato com a gastronomia típica e cultura, importante para qualificar os participantes, que retornaram com a bagagem cheia de informações para vender o turismo do Paraná em seus respectivos estados.

Já em Maceió, houve um dia reservado para o Paraná se apresentar a 400 agências de viagens de 22 estados e Distrito Federal, na convenção da Schultz Operadora. Além de destinos, eles conheceram experiências paranaenses, como as degustações das vinícolas dos Campos Gerais e os 40 resorts de nível internacional localizadas no Estado.

Graças às diversas reuniões, encontros e contatos, aliados à repercussão positiva, o Paraná foi escolhido para sediar a próxima edição do evento, em 2025, que deverá reunir mais de 800 agentes de viagem em Curitiba, outra oportunidade de promover e consolidar o Paraná como destino em ascensão.

WTM LATIN AMERICA – Entre os dias 15 e 17 deste mês de abril, em São Paulo, aproximadamente mil profissionais do setor foram impactados com os cenários paranaenses. Desta vez foi na WTM Latin America, considerada a maior vitrine de turismo do continente. O evento foi responsável por fortalecer a imagem do turismo do Estado no mundo, por meio do contato com grandes operadoras latino-americanas, uma forma de estimular a oferta de pacotes.

Por meio de um estande do Viaje Paraná, Setu e Instituto Água e Terra (IAT), o relacionamento entre representantes paranaenses e agentes do trade foi fortalecido. Encontros com a CVC, EHTL viagens, Trend, Viagens Promo, Smiles Viagens (Grupo Gol), Azul, Decolar, CCR Aeroportos foram alguns destaques do evento.

Além disso, de maneira itinerante, o Paraná é mostrado também na Convenção Amigo Agente CVC. Em São Paulo, neste mês, cerca de 200 agentes de viagens conheceram o potencial do Estado e outros 200 devem receber as propostas paranaenses no próximo mês, em Florianópolis (Santa Catarina).

GALERIA DE IMAGENS