Na 20ª Semana Nacional de Museus, de 16 a 22 de maio (segunda-feira a domingo), as unidades pertencentes ao Estado participam da programação, incluindo atividades e discussões acerca do tema da edição, que é “O poder dos museus”.
Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento reforça a importância dessas instituições, que possibilitam ações de cultura, pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, inovação tecnológica, entre outras demandas potencializadoras do alcance social dos museus. Essas diretrizes são parte do conceito “memória e cidadania”, direcionado pela Política Nacional de Museus (PNM), desde 2003. Na programação estão exposições, palestras e oficinas.
No Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) acontece o Finissage, evento que encerra uma mostra de arte da exposição “Dois Tempos, Um Mesmo Olhar”. Trazendo uma conversa entre Alexandre Frangioni – artista que contrasta e complementa suas obras com Alfredo Andersen, dá nome ao museu – e a curadora de arte, Adriana Rede.
Além disso, na próxima semana, Marafigo, artista plástico residente do Andersen, coloca sua obra na mochila e a leva para o município de Telêmaco Borba, no Museu Histórico Municipal, onde vai expor “Iluminuras: uma poética do cotidiano”.
Quem passar em frente ao Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) durante a semana poderá conferir as apresentações do “Música na Sacada”, evento que reunirá quase 20 artistas, de segunda a sábado, na sacada do museu. Os shows têm início marcado para as 13h, com repertórios de 20 minutos que vão da Bossa Nova ao Jazz. Além das apresentações, o MIS-PR promoverá a Visita Guiada Noturna, na terça-feira (17), às 18h30.
O espetáculo de dança Jardim Noturno, do Laboratório Siameses, será remontado no sábado (21), às 19h, em uma nova versão para o Museu Paranaense (MUPA). Trata, metaforicamente, do florescimento dos vegetais, de sua história secreta, misteriosa e sutil. Jardim Noturno é também uma instalação rizomática em que a performance adentra o espaço, como plantas retomando seu domínio sobre a urbanidade esvaziada e revelando sua história encoberta.
O espetáculo explora o movimento mínimo, fragmentado, estilhaçado, como se assim honrasse cada célula do corpo separadamente. A apresentação encerra o Programa Público “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas”.
No Museu Oscar Niemeyer (MON), a programação para a 20ª Semana Nacional de Museus vai envolver quatro atividades, entre terça e sexta-feira (17 e 20). Os visitantes podem participar de mediações, oficina e palestra. As atividades são gratuitas. Todos podem participar, mediante inscrição.
Serviço:
Museu Casa Alfredo Andersen
TALK - DOIS TEMPOS, UM MESMO OLHAR
Dia 19, às 19h
Rua Mateus Leme, 336 – Centro
ILUMINURAS: UMA POÉTICA DO COTIDIANO
Museu Histórico Municipal de Telêmaco Borba. das 8h às 11h30 – 13h
De 16 a 18 de maio, das 8h às 11h30 – das 13h às 17h30
Entrada franca
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
MÚSICA NA SACADA
De 16 a 21, às 13h
Entrada franca
R. Barão do Rio Branco, 395 – Centro
VISITA GUIADA NOTURNA
Dia 17, às 18h30
Entrada franca
Museu Oscar Niemeyer
Dia 17/5, das 14h às 15h30
Inscrição: bit.ly/SNMmediacaoAfrica
Oficina especial 20ª Semana Nacional dos Museus – As Formas da Fauna: Criação de Máscaras
Dia 18/5, das 14h às 16h
Inscrição: bit.ly/SNMoficinaAfrica
Palestra Afinidades, com Fernando Canalli – Caminhos Caleidoscópicos de Formas que se Unem
Dia 19/5, das 10h às 12h
Inscrição: bit.ly/SNMpalestraAfinidades
Mediação na exposição Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses
Dia 20/5, das 14h às 15h30
Inscrição: bit.ly/SNMmediacaoAsia
Atividades presenciais e gratuitas
R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
Museu Paranaense (MUPA)
JARDIM NOTURNO
Dia 21 de maio, às 19h
Entrada gratuita
Rua Kellers, 289, São Francisco