18 a 27 de outubro: Governo do Estado define edição 2024 da Semana do Lixo Zero

Evento, uma parceria que envolve também o Instituto Sustentaris e o Grupo R-20, vai ocorrer entre 18 e 27 de outubro. Programação prevê palestras, oficinas, mutirões de limpeza, exposições e ações de educação ambiental e de logística reversa.
03/09/2024 - 10:00

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), definiu o calendário da próxima edição da Semana do Lixo Zero Paraná. O evento, uma parceria que envolve também o Instituto Sustentaris e o Grupo R-20, órgão consultivo formado por representantes dos 399 municípios e dos Consórcios Intermunicipais de Gestão de Resíduos Sólidos do Paraná, vai ocorrer entre 18 e 27 de outubro.

Com uma programação diversificada, incluindo palestras, oficinas, mutirões de limpeza, exposições e ações de educação ambiental e de logística reversa, a proposta foi instituída pela Lei estadual 19.979/2019. As atividades serão realizadas em todo o Estado, desenvolvidas por órgãos estaduais, municípios, empresas, universidades, organizações da sociedade civil e outros setores.

“É muito importante que se façam ações de conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos. Especialmente sobre economia solidária, inclusão social dos catadores, redução, reutilização, reciclagem, compostagem, não geração de resíduos sólidos e um consumo consciente”, destacou a coordenadora de Saneamento Ambiental e Economia Circular, Isabella Tioqueta.

“A Sedest fomenta essa iniciativa entre os municípios, organizações da sociedade civil, entidades privadas, dentre outros atores, em busca das melhores soluções para o meio ambiente do Paraná”, acrescentou.

CONCEITO – O conceito de lixo zero consiste na redução ao máximo da geração de resíduos, com o objetivo de que todo material gerado seja reaproveitado ou reciclado. A ideia é que os resíduos sejam transformados em recursos, evitando que sejam encaminhados para aterros sanitários ou incineradores.

A Semana do Lixo Zero é uma oportunidade para promover a conscientização sobre a importância da gestão sustentável desse material e estimular práticas de redução, reutilização e reciclagem, contribuindo para a proteção do meio ambiente e da saúde humana.

COMO PARTICIPAR – A população, incluindo empresas, ONGs e organizações públicas, pode participar da Semana do Lixo Zero Paraná de diversas formas. É possível se inscrever em ações e eventos, ou mesmo com atividades simples em casa, como reduzir o consumo de embalagens, reaproveitar materiais e separar o lixo corretamente. A inscrição é feita pelo formulário online.

R-20 – O Grupo de Discussão de Resíduos Sólidos, denominado R-20, é constituído por representantes dos 399 Municípios do Paraná e por Consórcios Intermunicipais de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos.

O grupo tem como objetivo a gestão associada e o compartilhamento de experiências dos municípios paranaenses na implementação da política nacional e estadual de resíduos sólidos, envolvendo educação ambiental; coleta seletiva e inclusão social de catadores; logística reversa e responsabilidade compartilhada; pesquisa, ensino e extensão; disposição final de rejeitos e consórcios, dentre outros temas relacionados aos resíduos sólidos.