De acordo com balanço da Sanepar de dois meses da Operação Verão, mais de 177 mil veranistas aproveitaram os serviços da empresa oferecidos no Litoral. Os destaques são as atividades de recolhimento de lixo nas areias das praias, as duchas ecológicas, as cadeiras anfíbias para o atendimento de pessoas com mobilidade reduzida e as atividades recreativas.
A empresa destaca que foram retiradas das areias 570 toneladas de resíduos desde 21 dezembro (início da Operação Verão), 27 delas somente em 1º de janeiro. A coleta é feita ao longo de 48 quilômetros de orla, de Pontal do Paraná até Guaratuba.
Também foram feitos 144.060 atendimentos pelas Ecoduchas, distribuídas em 10 pontos fixos e dois móveis. Com as cadeiras anfíbias, foram registrados 345 atendimentos. O equipamento permite que pessoas com mobilidade reduzida entrem no mar com segurança e conforto.
Já as atividades recreativas feitas por três equipes itinerantes contaram com 31.609 participantes. Também foi disponibilizado um ônibus EcoExpresso, que contém maquetes que mostram o caminho da água, do rio ao rio. O veículo registrou 1.090 visitas.
PRODUÇÃO – Nesses dois meses de Operação Verão, a Sanepar atendeu com abastecimento de água uma população estimada de 1,75 milhão, uma média de 22 pessoas por ligação. A produção de água chegou a 3.811 bilhões de litros, 4% a mais do que na temporada do ano passado.
Para garantir a prestação do serviço para a população, 280 empregados trabalharam nesse período nos processos água e esgoto. A Sanepar tem no Litoral 15 captações de água e sete estações de tratamento, 120 reservatórios e 1,5 mil quilômetros de rede de distribuição, com 79.399 ligações de água. O sistema de esgoto é formado por 70 estações elevatórias, cinco estações de tratamento, 1,2 mil quilômetros de rede e atende 62.524 ligações. A população residente do Litoral paranaense é de 121.480 pessoas.