110 famílias de Sabáudia recebem chaves da casa própria com subsídio do Estado

O aporte de R$ 1,65 milhão em recursos estaduais é coordenado pela Cohapar e foi concedido para auxiliar as famílias com renda de até três salários mínimos para pagamento do valor de entrada.
05/07/2024 - 12:42

A Cohapar entregou nesta sexta-feira (5) as chaves do Residencial Canaã III aos novos proprietários, no município de Sabáudia, no Norte do Estado. O empreendimento tem 110 unidades habitacionais e todas receberam subsídio de R$ 15 mil do programa Casa Fácil Paraná para auxiliar no custeio do valor de entrada. A obra contou com R$ 14,3 milhões em investimentos e é fruto da parceria entre Governo do Estado, Caixa Econômica Federal e a Construtora Bizantina.

O aporte de R$ 1,65 milhão em recursos estaduais é coordenado pela Cohapar e foi concedido para auxiliar as famílias com renda de até três salários mínimos. Além disso, os compradores conseguem acessar descontos variáveis pelo programa federal Minha Casa Minha Vida, e ainda usar o saldo do FGTS para abatimento do montante a ser financiado.

As moradias podem ser quitadas em até 360 meses junto à Caixa Econômica Federal, com taxa de juros reduzida e prestações vão de R$ 430 a R$ 600, custo menor que a média do aluguel praticado na cidade. O valor de venda das unidades varia conforme a metragem e condições de financiamento dos mutuários.

O prefeito Moisés Soares Ribeiro destacou a parceria do município com o Governo do Estado e disse que sua primeira visita como gestor do município foi à Companhia de Habitação do Paraná, justamente para viabilizar moradias para a população. "Fui muito bem recebido, tive as portas abertas na Cohapar e foi a partir daí que tudo começou a acontecer", enfatizou.

A supervisora de caixa Kethelin Rosa dos Santos Fernandes, 22 anos, e o marido Thiago Rodrigues Fernandes, frentista de 24 anos, não escondem a alegria de poder deixar para trás o peso do aluguel, o que só foi possível com o Casa Fácil. “O subsídio foi uma grande ajuda e deu bastante diferença. A gente quer mudar o quanto antes para sair do aluguel. Agora é investir cada vez mais no nosso sonho, porque foi uma grande conquista conseguir a nossa casa”, ressaltou.

Para o auxiliar geral Rafael Carvalho Vieira dos Santos, 21 anos, e a esposa Maria Eduarda da Silva Feliciano, 20 anos, receber as chaves da moradia própria vem acompanhada da emoção de esperar a primeira filha. “Agora só queremos realizar nossos sonhos, criar nossa filha na casa nova, aumentar, fazer edícula, fazer nossas coisinhas”, comemorou.

O Residencial Canaã possui imóveis de 45,94 m² e 47,52 m², construídos em lotes que possibilitam ampliações, e são compostos por dois quartos, banheiro social, sala, cozinha e área de serviço externa. O conjunto tem acesso facilitado e conta com toda infraestrutura já consolidada na região, o que reforça o comprometimento do Estado na promoção de moradia digna às famílias paranaenses.

PRESENÇAS – Também estavam presentes no evento de entrega o deputado estadual Cobra Repórter; o representante da Caixa Econômica Federal, João Paulo Menoli; o coordenador do Escritório Regional da Cohapar de Londrina, Michael Faleiros; e vereadores e demais lideranças locais.