11 toneladas: apreensão de maconha da PCPR é a maior do ano das forças estaduais

Carregamento com 446 fardos e 171 tabletes da droga foi apreendido sábado (12) pela Polícia Civil em uma chácara no Lago de Itaipu. Carga é tão expressiva que se aproxima da quantidade total de maconha apreendida em janeiro em todo o Estado pelas forças de segurança estaduais.
Publicação
15/10/2024 - 12:22

Confira o áudio desta notícia

O carregamento de 11 toneladas de maconha interceptado pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) sábado (12), em Foz do Iguaçu, no Oeste, foi a maior apreensão de drogas feita pelas forças de segurança estaduais no Paraná em 2024. O carregamento foi encontrado pelos policiais em uma chácara nas proximidades do Lago de Itaipu. O carregamento de 11 toneladas é tão expressivo que se aproxima da quantidade total de maconha apreendida em janeiro deste ano em todo o Estado por todas as forças de segurança estaduais, o equivalente a 15 toneladas. 

Para o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach, o resultado obtido nesta ação é reflexo da prioridade que a atual gestão tem dado ao combate ao crime organizado. “A PCPR tem adotado uma postura estratégica no combate às organizações criminosas que atuam no Estado. Com o emprego de técnicas de inteligência e com a alta capacitação dos nossos policiais, a PCPR tem alcançado números expressivos como este que obtivemos em Foz do Iguaçu”, disse.

AÇÃO – A maconha estava armazenada em uma propriedade localizada nas proximidades do Lago de Itaipu. A equipe policial chegou ao local após investigação que teve início com denúncias anônimas sobre veículos suspeitos que transitavam pela região e que transportavam carregamentos retirados de barcos nas margens do rio.

Após diligências, os policiais encontraram os 446 fardos e 171 tabletes de maconha que estavam distribuídos entre um cômodo da residência e a carroceria de um caminhão. 

“No local não havia ninguém, por isso não ocorreu nenhuma prisão. Porém, continuaremos investigando com afinco no intuito de identificar o proprietário do local e outras pessoas que possam estar relacionadas a essa droga”, ressalta o delegado da PCPR Geraldo Evangelista.

A maconha e o caminhão foram apreendidos e encaminhados à unidade policial responsável pela investigação.

TOTAL - Entre janeiro e agosto deste ano, foram apreendidas 320 toneladas de maconha no Paraná, por todas as forças de segurança estaduais. Junho foi o mês com o maior volume de apreensões quando, ao todo, foram tiradas de circulação 76 toneladas de maconha.

LÍDER DE APREENSÃO - As forças de segurança pública do Paraná ou que atuam no Estado são responsáveis pelo maior volume de drogas apreendidas no Brasil em 2024. É o que apontam os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), plataforma de informações integradas do governo federal que agrega informações operacionais, investigativas e estratégicas sobre segurança nos estados.

De janeiro a agosto deste ano, os policiais paranaenses (estaduais, federais – Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal – ou guardas municipais) apreenderam 326 toneladas de drogas, o equivalente a 36,5% de tudo o que foi confiscado pelas forças policiais em todo o território nacional neste ano, que totaliza 893 toneladas. O segundo estado mais eficiente neste quesito é Mato Grosso do Sul, com 310 toneladas, seguido por São Paulo, com 103 toneladas.

GALERIA DE IMAGENS