A Agência Estadual de Notícias reúne, toda sexta-feira, os principais destaques da programação das instituições culturais do Estado. No final de semana e na próxima semana há uma diversidade de eventos, pagos e gratuitos, que atendem públicos de todas as idades.
Entre eles estão os últimos dias do maior festival de teatro da América Latina, o Festival de Curitiba. Na reta final, a programação do Centro Cultural Teatro Guaíra tem como destaque Deborah Colker, que sobe aos palcos do Guairão com a peça “Sagração”, inspirada no clássico de Stravinsky, e o Guairinha recebe o paranaense Luís Melo e grande elenco com “Mutações”.
Para celebrar o centenário do artista paranaense Poty Lazzarotto, o Museu Oscar Niemeyer abre a exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, com aproximadamente 500 obras. A mostra representa um recorte da coleção de 4 mil peças do museu, doada pela família do artista em 2022.
No Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), a mostra “MIS 55 anos – Através do Tempo” leva os visitantes a uma viagem pela história audiovisual do Paraná, enquanto o Museu Paranaense (MUPA) oferece uma série de atividades interativas para a comunidade, incluindo performances, ações artísticas e processos criativos.
O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) apresenta a “Sala Aberta”, conceito de espaço dinâmico para experiências artísticas que este mês recebe o Coletivo Brutas.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Ler Junto, com Guilherme Shibata – Todas as segundas-feiras, às 18h30, acontece o encontro para leitura guiada e discussão com o público sobre contos da literatura brasileira e mundial. Em sessão dupla, os próximos textos, no dia 8, serão os contos “Baleia” e “Um Cinturão”, de Graciliano Ramos. No Auditório da BPP.
Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, ocorre a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza. O próximo encontro acontece em 11 de abril. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual – há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. Os encontros são abertos para todas as idades, sem necessidade de inscrição. No espaço Coworking.
Samba do Compositor – A partir deste sábado (6), as rodas de samba na BPP, que são abertas ao público, iniciarão as apresentações todos os primeiros sábados do mês, às 10h, no Hall Térreo.
Lançamento de livro – Na quarta-feira, dia 10, às 17h30, o Hall Térreo da BPP recebe o lançamento do livro “Apanhado Geral do Cotidiano”, escrito por Vilson Boff, com sessão de autógrafos e bate-papo.
Jornal Cândido – A 148ª edição, do mês de março, do periódico on-line da Biblioteca Pública do Paraná já está disponível no link https://www.bpp.pr.gov.br/Candido, com uma reportagem especial sobre a Estante Afro Maria Águeda, que possui mais de 500 títulos de autoria e temática negras e está localizada no 2º andar da BPP.
Seção Braille
Escreva Seu Nome em Braille – Promovido pela BPP, o evento será na segunda-feira (8), no Hall Térreo, das 9h às 11h e das 13h às 16h, em comemoração ao Dia Nacional do Sistema Braille.
Projeto Cine Inclusivo (filmes) – Sessões com exibição de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.
Títulos disponíveis:
"G.I. Joe – A Origem do Cobra" - longa-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45.
"Bolt Supercão" – longa-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45.
"Além da Escuridão" – longa-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h36.
Horário: 8h30 às 18h, de segunda a sexta-feira. O agendamento deve ser feito pelo telefone: (41) 3221-4985.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (mac-pr)
Sala Aberta – O mais recente projeto do museu, a Sala Aberta é um espaço para situações artísticas, em constante transformação e aberto a todos os visitantes interessados em processos artísticos, pesquisa e educação.
A primeira ocupação é do Coletivo Brutas, formado por cinco artistas mulheres. Ao longo de um mês, elas vão explorar diversas dinâmicas, situações e transformações através da arte. Seguindo essa ocupação, os artistas Rimon Gumarães e Nicholas Steinmetz assumirão o espaço, respectivamente. A previsão é que a Sala apresente algo novo a cada dia, sendo transformada com intervenções artísticas, o que sugere ao público visitas periódicas para acompanhar essas contínuas transformações.
100 anos de Poty – Na próxima sexta (12), o museu abre a mostra “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, para comemorar o centenário de Poty Lazzarotto (1924-1998), seu renome e importância para a identidade cultural do Paraná. Com curadoria de Maria José Justino e Fabricio Vaz Nunes, a exposição reúne aproximadamente 500 obras, um recorte da doação de 4 mil peças realizada pela família do artista ao museu, em 2022, e estará disponível ao público na Sala 6.
Mediação – Na quarta gratuita (10), às 15h, acontece a mediação “35ª Bienal de São Paulo – Coreografias do impossível”. Promovendo um ambiente de diálogo entre o público e a equipe do Educativo do MON, o objetivo é compartilhar experiências e relações com a exposição itinerante em cartaz. A mediação é livre para todos os públicos.
Parcão – Segue em exposição a nova edição do MON sem Paredes – Artistas Conquistam os Jardins, agora voltada ao público infantil. O projeto leva esculturas para a área externa do Museu Oscar Niemeyer, conhecido como Parcão, com as quais o público, em especial as crianças, pode interagir. As obras são assinadas pelos artistas Artur Lescher, Rômmulo Conceição, Alexandre Vogler, Narcélio Grud e pela portuguesa Joana Vasconcelos. A curadoria é de Marc Pottier.
Museu da Imagem e do Som do Paraná (mis-pr)
"55 anos do MIS" – Já está em cartaz a exposição “MIS 55 anos – Através do Tempo”, uma linha do tempo física que conta e comemora toda a trajetória da instituição. A mostra aproveita o acervo do museu, uma das maiores coleções da América Latina, com diversos tipos de mídias que guardam e resgatam as memórias audiovisuais da história do Estado e de seu povo.
Acompanhando esta exposição, a mostra “Paisagens do Paraná Turístico” convida os visitantes a fazerem uma viagem visual pelas diferentes regiões do Paraná.
Duo de guitarras – Nesta quarta (10), às 18h, os guitarristas Samuel Strapasson e Nicholas Trezi sobem aos palcos do Tons Vizinhos – Quartas Musicais para um repertório em duo de guitarras. O projeto acontece em parceria com o curso de Música da Unespar. Entrada livre e gratuita para todos os públicos.
A partir deste sexta (5), até a 28 de abril, os visitantes do museu poderão participar da segunda edição do MUPA – Comunidade – Cultura – Relação. A ação, idealizada pelo Núcleo Educativo, transforma a sala de exposições temporárias Lange de Morretes em um espaço de convívio e experimentação coletiva, gratuito e aberto, para todos os públicos. Confira as atividades que necessitam de inscrição prévia.
Performance e ativação da história como acervo sensível da memória, com Sarah Marques Duarte
Em parceria com a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o ciclo de encontros propõe explorar a performance como campo corpolítico, por meio de diálogos e ações a partir de/no/com o espaço, os múltiplos estratos temporais presentes no Museu Paranaense e seu entorno.
Datas: 10, 17, 24 de abril e 1º de maio, sempre às quartas-feiras, das 9h às 12h. Inscrições AQUI. É necessário ter disponibilidade para participar de todos os dias da atividade.
Ação: Deriva, desvio, imaginação: construção coletiva de cartografias ficcionais
Realizada pela dupla “Caçamba Gráfica”, de São Paulo, formada por Lucas Gaspar e Sebastião Oliveira Neto, a ação ocorre durante três dias e com diferentes proposições. A primeira, com o tema “Deriva” propõem uma perambulação pelo entorno do museu a partir de coordenadas predefinidas; partilha e troca de impressões e registros para a construção afetiva e coletiva de cartografias imaginárias do território.
A segunda, “Vestígios Gráficos/Monumentos Temporários”, será uma experimentação gráfica e construção coletiva de monumentos temporários com o vocabulário comum partilhado e vestígios recolhidos na primeira atividade. Já a terceira, intitulada “Xepa”, leva a ação para a Feira do Largo da Ordem, encerrando a atividade.
Datas: 12 e 13 de abril, das 13h às 17h, e dia 14, das 10h às 12h. Inscrições AQUI. É necessário ter disponibilidade para participar de todos os dias da atividade.
Processo de criação – da sala de gravura até o museu e vice-versa, com Elias de Andrade
A atividade reflete sobre o processo criativo em artes visuais, usando experiência e ação como formas de pensamento prático. Isso inclui escolher um objeto de estudo e construir pensamentos junto a ele, em vez de apenas abordá-lo. Parte da disciplina Projetos Avançados em Gravura 1, do curso de Artes Visuais (UFPR).
Datas: 6, 13, 20 e 27 de abril, sempre aos sábados, das 9h às 12h. Inscrições AQUI. É necessário ter disponibilidade para participar de todos os dias da atividade.
A programação do maior evento de teatro da América Latina, o Festival de Curitiba, passou por todos os auditórios do Centro Cultural Teatro Guaíra. O evento encerra neste domingo (7).
Guairão
No Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, Guairão, haverá a última apresentação do espetáculo "Sagração", de Deborah Colker. A coreografia é inspirada no clássico “A Sagração da Primavera” de Stravinsky. No domingo (7), às 19h. Ingressos esgotados.
Guairinha
No Auditório Salvador de Ferrante, Guairinha, o palco recebe Luís Melo com a obra “Mutações”, ao lado de um elenco que inclui Andréia Nhur e Alex Bartelli. No enredo, o Ancião, o Jovem e Ela, três personagens em um jogo constante de transformação, em que nada parece ser o que aparenta. Ingressos esgotados.
Miniauditório
O espaço também recebe a última oficina da programação do Festival: “Debate – Teatro em Grupo e Suas Linguagens num Contexto Brasileiro e Contemporâneo”. Domingo (7), às 14h. O evento é gratuito.
Teatro José Maria Santos
“Três Luzes” se apresenta dia 6, às 20h30 e dia 7, às 19h. No enredo, um blecaute é o disparo para uma série de recordações e narrativas que se sobrepõem a pequenos ensaios sobre presente e passado. Ingressos esgotados.
Também no Teatro José Maria Santos, "O Bom Crioulo”, que aborda racismo, homofobia e amor, promete atrair grande público. De 10 a 28 de abril. Os ingressos são gratuitos, mas exigem a reserva pelo Sympla.
Endereços:
Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sala Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba