Feito no Paraná
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Esta série de reportagens apresenta empresas paranaenses que se destacam pela sua produção. Ao mostrar produtos paranaenses de qualidade e reconhecidos, o objetivo é estimular a valorização e a compra de mercadorias paranaenses. Um projeto do Governo do Paraná, com o mesmo nome da série de reportagens, foi elaborado pela Secretaria do Planejamento para estimular a economia local e a geração de renda. Ao consumir produtos locais, fomentamos a economia através da geração de emprego e arrecadação de tributos.
Na reportagem desta semana da série Feito no Paraná, serão apresentadas algumas empresas de alimentos processados, que de destacam em suas áreas de atuação. De acordo com dados da Jucepar, há 85 empresas de fabricação de instrumentos musicais, peças e acessórios no Estado, sendo que 21 delas estão em Curitiba. A capital paranaense é a única cidade do país que oferece curso superior na área de luteria. Em mais uma reportagem da série que apresenta produtos Feitos no Paraná, vamos conhecer algumas empresas do setor de bebidas. De acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Estado tem 203 fabricantes de bebidas, sendo 142 de bebidas alcoólicas e 61 de bebidas não alcoólicas. Juntas, estas empresas geram cerca de cinco mil empregos diretos. Retomada da série Feito no Paraná conta a história de três famílias que dedicaram a vida à produção de doces, salgadinhos e guloseimas. Pennacchi, Barion e Pipoteca, cada um ao seu estilo, avançam no mercado brasileiro com receitas tipicamente paranaenses. Perfil do setor abre a retomada, pela Agência Estadual de Notícias, da série de reportagens do programa Feito no Paraná. Todas as quartas-feiras, será apresentado um segmento importante da economia paranaense e empresas que exemplificam a atuação no Estado. Lançado em 2020, o projeto teve como objetivo apresentar aos paranaenses produtos feitos no território paranaense, com o intuito de incentivar o consumo do produto local, gerando emprego e renda. Encerrando a série de reportagens que apresentou produtos feitos no Paraná, vamos conhecer um pouco mais da produção de vinhos. Atualmente, o Estado produz 60 mil toneladas de uva, o que representa 3,6% da produção nacional, e 1% do vinho feito no Brasil. O Paraná possui uma área de 6 mil hectares ocupada com espécies potenciais, medicinais, condimentares e aromáticas, que rendem uma produção anual média de 18,6 mil toneladas e uma receita de R$ 88,5 milhões. Típicos da região, esses produtos geram emprego e renda e movimentam o turismo. A bala açucarada de banana, a cachaça premiada dentro e fora do País e o pescado, principalmente ostras nativas, são temas da série Feito no Paraná, que valoriza os produtos do Estado. Estado concentra cerca de 100 indústrias do segmento, de acordo com dados do Sindicosméticos. Além das grandes, há diversas marcas e fábricas pequenas trabalhando para atender nichos e produtos específicos. A região é a principal produtora paranaense. A bebida tem mais doçura e menos acidez, sendo exportada para as melhores cafeterias do mundo. Essa riqueza paranaense é retratada na série Feito no Paraná, que valoriza produtos do Estado. Vírus forçou as malharias da pequena cidade do Centro-Sul do Paraná a despertarem a criatividade. Novos produtos, tecnologia e parcerias fazem parte do cardápio de alternativas para se sobressair em meio à crise econômica que veio com a Covid-19. De sabor único no mundo, erva-mate foi reconhecida em 2017 com o selo de Indicação Geográfica (IG), consolidando o modelo de produção através do sombreamento de árvores nativas. Paraná o maior produtor da matéria-prima sombreada para o chimarrão no País. A região é responsável por 50% da laranja produzida no Estado. São cerca de dez empresas fabricantes de suco integral, principalmente em Paranavaí e no entorno do município. Elas empregam diretamente 7 mil pessoas. Produto de valor agregado, a fécula é usada na fabricação de comprimidos, pasta de dente, embutidos, papel, cola. Paraná é também o segundo maior em produção da raiz e detém o maior e mais moderno parque industrial de fécula e de farinha de mandioca. Município é reconhecido em todo o Brasil como um importante polo produtor de torneiras. Hoje, a produção local representa 17% do mercado nacional. São 77 indústrias que geram 3,5 mil empregos diretos. Produtos só são encontrados dentro da indústria ou em fornecedores mais especializados. Estofados também são destaques na região. Polo tem cerca de 30 empresas. Os produtos são temas de mais uma matéria da série Feito no Paraná. Paraná é o segundo maior produtor do país. Cooperativas possuem oito agroindústrias no segmento, reunidas nas regiões dos Campos Gerais e Sudoeste, principalmente. Este é o tema da série Feito no Paraná, que valoriza os produtos do Estado. Agroindústrias ligadas a cooperativas verticalizam cada vez mais a produção agrícola do Estado. São plantas de processamento de margarina, óleos, farinhas e cafés. Elas reforçam a grande cadeia da indústria de alimentos, que faz deste segmento um dos mais importantes da economia estadual. No Estado, 19 das 79 agroindústrias ligadas às cooperativas são do segmento de carnes, entre elas Frimesa, Alegra, Copacol, Coopavel, Lar, C.Vale. Produtos chegam a inúmeros mercados do Brasil e do exterior. Paraná tem liderança folgada em tilápia, com produção de 146.212 toneladas, bastante à frente de São Paulo, que está na segunda colocação, com 64.900 toneladas. Estado concentra 33,8% de todo o peixe produzido no País, segundo dados de 2019. Cidade se tornou centro tecnológico do Centro-Oeste do Estado e abriga empresas dedicadas à produção de materiais hospitalares, odontológicos e estéticos. Concentração de empreendimentos nesta área foi estimulada pela Fundação Educere. Na série de reportagens que está tratando de produtos feitos no Paraná vamos conhecer a história da cachaça Companheira, do Café Bela Esperança e da Cervejaria Cathedral. Em conjunto com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), então sendo feitos estudos para inserir o fio da seda nas confecções paranaenses, trazendo maior valor agregado aos produtos confeccionados no Estado. Conhecida como capital nacional da Moda Bebê, cidade do Oeste paranaense conta com 113 indústrias especializadas na fabricação de roupas infantis. Juntas, elas produzem 500 mil peças por mês, com um faturamento estimado em R$ 5 milhões. Perto de um terço da população do município está envolvido com a confecção para crianças entre zero e quatro anos. Apenas Cianorte, considerada capital brasileira do vestuário, reúne cerca de 600 indústrias de confecção. São 15 mil empregos diretos gerados pelo segmento. Já em maringá, cerca de 10% dos empregos gerados no município provêm da indústria de confecção. Polo reúne cerca de 270 empresas e emprega mais de 10 mil pessoas de forma direta. O segmento começou a se estruturar por volta da década de 1970, quando a região deixou de ser produtora de café. A atividade gera cerca de 10 mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos A vocação local começou a despontar em meados da década de 1970 e hoje o município fabrica mensalmente nada menos que 4 milhões de unidades do acessório. São cerca de 100 empresas de tecnologia instaladas somente em Pato Branco, com faturamento estimado para 2020 na casa dos R$ 500 milhões. Setor movimenta também a economia de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão. São 212 confecções espalhadas pela região e que empregam cerca de 7,5 mil pessoas. As empresas do segmento estão distribuídas por 42 municípios, sendo que Ampére é o que concentra o maior número de indústrias e funcionários. Paraná detém o segundo maior parque industrial de panelas no Brasil e concentra algumas das mais importantes empresas do segmento. É de Pato Branco, também, uma das maiores fabricantes de fogões do País. Segmento de cerâmica integra a série de reportagens que apresenta empresas e produtos paranaenses dentro do projeto Feito no Paraná. Região abriga 20 indústrias de porcelana, porcelana decorativa e de cerâmica, que empregam 3 mil pessoas. Dando continuidade à série de reportagens que valoriza produtos feitos no Paraná, a Agência de Notícias apresenta o segmento mineral, localizado na Região Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais. Governo do Estado realiza campanha para motivar vendas e gerar emprego e renda, além de expor a produção estadual de todas as regiões.Alimentos processados
Instrumentos musicais artesanais
Bebidas paranaenses
Guloseimas
Vestuário
Governo do Estado retoma o programa Feito no Paraná
Vinhos e espumantes premiados
Produção de plantas medicinais e fitoterápicos
Produtos do Litoral
Produção de cosméticos
Café do Norte do Estado
Indústria do Vestuário
Erva-mate
Suco de Laranja
Farinha fécula de mandioca
Metais Sanitários de Loanda
Segmento Moveleiro de Umuarama
Laticínios
Agroindústria segmento de grãos
Segmento de Carnes
Produção de tilápia no Oeste
Polo tecnológico em Campo Mourão
Bebidas paranaenses premiadas
Indústria da seda no noroeste
Moda Bebê
Indústria do vestuário
Setor moveleiro
Segmento Bonés
Polo tecnológico
Moda masculina
Panelas e fogões
Porcelana
Cal e calcário
Programa Feito no Paraná
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