A todo vapor: duplicação do Trevo Gauchão conta 52 máquinas e 150 profissionais todos os dias
13/01/2023
As obras no Trevo Gauchão, em Umuarama, na região Noroeste, atingiram 75% de execução. A duplicação da PR-323, feita pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, contempla o trecho de 4,5 quilômetros, que vai do Trevo Gauchão até o Trevo de Mariluz, no encontro com a PR-468. A previsão de liberação do tráfego é para a primeira semana de março. O investimento do Governo do Paraná é de 66 milhões de reais, por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, em uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. A PR-323 é um dos maiores eixos rodoviários do Estado, usada principalmente para escoamento de produção agrícola das regiões Noroeste, Oeste, Mato Grosso do Sul até o Porto de Paranaguá. A resolução do problema foi um compromisso firmado no início da primeira gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior. A obra no Trevo Gauchão amplia a capacidade do tráfego para quem chega a Umuarama por Guaíra, vindo do Paraguai, e também por Mato Grosso do Sul, ou para quem vem de Maringá e Cianorte. Além disso, a obra facilita o acesso ao centro, ao Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho e ao Parque Industrial da região. O diretor-geral do DER, Alexandre Fernandes, explica que na altura do Trevo vão existir dois viadutos e muros laterais de contenção. // SONORA ALEXANDRE FERNANDES //
Já no Trevo Mariluz, o outro viaduto vai dar maior mobilidade de retorno para os veículos acessarem o perímetro urbano de Umuarama. Diferente do acesso ao Trevo Gauchão, nesse ponto, o chamado km 304, o acesso à PR-468 passa por baixo da rodovia. O tráfego, nos dois sentidos, vai passar em cima do viaduto. (Repórter: Gustavo Vaz)
Já no Trevo Mariluz, o outro viaduto vai dar maior mobilidade de retorno para os veículos acessarem o perímetro urbano de Umuarama. Diferente do acesso ao Trevo Gauchão, nesse ponto, o chamado km 304, o acesso à PR-468 passa por baixo da rodovia. O tráfego, nos dois sentidos, vai passar em cima do viaduto. (Repórter: Gustavo Vaz)