A partir do acervo do MAC-PR, pesquisadoras investigam a presença feminina na arte

18/03/2024
Em 1971, a historiadora de arte Linda Nochlin propôs uma indagação no seu ensaio publicado na revista ARTNews: “Por que não houve grandes mulheres artistas?”. Provocativo e questionador, o texto abordou as metodologias da história da arte, com narrativas centradas em grandes gênios, ignorando as barreiras institucionais, educacionais e sociais que impediram mulheres e artistas de grupos sub-representados de alcançar reconhecimento. Em oposição a tais metodologias, duas pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná investigam a exclusão cultural e material das mulheres na história da arte. Orientados pela historiadora doutora Stephanie Batista, os trabalhos de iniciação científica e monografia de graduação das estudantes Thais Wroblewski e Naiara Akel identificaram as obras de artistas mulheres no acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, MAC-PR, estudando as atividades das mulheres como agentes culturais. Elas buscam preencher essas lacunas históricas, desafiando a assimetria na representação de artistas mulheres em coleções e acervos institucionais, analisando essa produção num contexto social e histórico adequado. Os acervos de obras e documentos das instituições museológicas são bases de dados valiosas para proporcionar descobertas que revisam narrativas antigas e excludentes. Ao longo de sua história, o MAC Paraná teve 14 dirigentes, sendo dez mulheres. Esse é o foco da pesquisa que está sendo realizada. A presença feminina em cargos de gestão no museu é uma das motivações. As investigações conduzidas por Thais e Naiara, sob a orientação da professora doutora Stephanie, trazem novas perspectivas sobre o papel e a presença das mulheres na arte paranaense, especialmente no contexto do MAC Paraná. (Repórter: Victor Luís)