Zombie Walk ganha vida com excursões e pacotes em agências de turismo

27/02/2025
Com a chegada do Carnaval, a folia, alegria e música tomam conta da vida da população curitibana. Ao lado dos desfiles e tradicionais blocos carnavalescos, quem também aproveita a época são os “falecidos”, que levantam de suas lápides e ocupam as ruas e calçadões curitibanos. Essa é a premissa da Zombie Walk Curitiba, tradicional desfile de “mortos-vivos” e personagens do gênero de terror, que chega a sua 16ª edição. Como sempre, os participantes ocupam espaços públicos, promovem divertimento para famílias e movimentam o comércio e atraem turistas ao Paraná. Neste ano, o evento acontece domingo, com início da programação previsto para o meio-dia com a famosa marcha dos zumbis. O encontro parte da Boca Maldita e atravessa quase um quilômetro de extensão da Rua XV de Novembro, finalizando na Praça Santos Andrade. Por lá, acontecem shows de bandas curitibanas, gastronomia e mais atrações, captando turistas e aquecendo a economia local. Inspirado em passeatas e manifestações culturais que já aconteciam ao redor do mundo, a primeira edição da Zombie Walk Curitiba aconteceu em 2 de novembro de 2007, no Dia de Finados, que na fé católica é uma data em homenagem aos mortos e entes queridos já falecidos. Flávia Nogueira, produtora cultural e uma das organizadoras da Zombie Walk Curitiba, comenta que cada vez mais pessoas de fora do Paraná participam do evento. // SONORA FLAVIA NOGUEIRA //

A organizadora não mente ao falar que o evento aquece o comércio e o turismo, chamando atenção também dos empresários. Neste ano, a expectativa é de atrair um público superior a 20 mil pessoas – conforme os organizadores. Nesse percentual também estão os viajantes de fora, que chegam a Curitiba especialmente para a marcha dos mortos-vivos. Esse é o caso de Eduardo Gerunda, de Jandira, na região Metropolitana de São Paulo, que frequenta a festa desde 2017. // SONORA EDUARDO GERUNDA //

O grande público rompe barreiras e já chama atenção também de profissionais do trade e operadoras de turismo, com pacotes para a festa sendo vendidos em todo o Brasil. Uma delas é a Schultz Operadora, que já conta com pacotes que incluem hospedagem, alimentação, passe vip em atividades do evento e, para entrar ainda mais no clima da festa, uma maquiagem temática feita por profissional. Aroldo Schultz, CEO da operadora, explica como surgiu a ideia de emplacar o evento em seus pacotes de viagens. // SONORA AROLDO SCHULTZ //

A passeata dos mortos-vivos também já consta no WikiTravel, plataforma criada por Aroldo Schultz, que deve ser uma das grandes tendências do setor do turismo a partir deste ano. (Repórter: Victor Luís)