Whatsapp da Saúde está disponível para atendimento em todo o Paraná

09/10/2019
Os paranaenses têm mais um canal para acessar a Ouvidora Geral da Saúde do Paraná, o WhatsApp. Depois de seis meses de testes para atendimento da área de medicamentos em Curitiba, a plataforma foi disponibilizada para atender a todas as demandas, sobre qualquer assunto da área da Saúde, em todo o Paraná. O número é o 41 3330-4414. As manifestações podem ser de elogio, sugestão, solicitação, reclamação e denúncia. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou que a inovação é mais uma maneira de melhorar e desenvolver os serviços prestados ao cidadão.
Além do aplicativo, os registros junto a Ouvidoria podem ser realizados por telefone, formulário via site, carta ou pessoalmente na Secretaria de Estado da Saúde. Em todos os casos, a equipe da Ouvidoria registra a manifestação e, quando necessário, encaminha para a área específica. O ouvidor Geral da Saúde no Paraná, Yohhan Garcia de Souza, acredita que o setor é uma possibilidade de aproximar o cidadão do sistema de saúde. // SONORA YOHHAN GARCIA //
Cada um dos tipos de manifestações tem um fluxo e prazo de retorno ao cidadão. O prazo máximo para retorno é de até 30 dias. A notificação pode ser anônima, sem identificação alguma. Mas somente será aceita caso esteja escrita de forma bastante clara, explicando o fato, com endereço, nomes dos envolvidos e, de preferência, com envio de documentos comprobatórios. Caso contrário, a manifestação será arquivada. Em todo o ano passado, foram mais de 30 mil manifestações via ouvidoria. Neste ano, até o mês de agosto, já foram 25 mil registros. A previsão é fechar 2019 com 20% de aumento no número de notificações. (Repórter: Rodrigo Arend)