Voo entre Curitiba e Paranaguá conecta um dos maiores portos do Brasil ao mundo através do programa Voe Paraná

22/10/2019
O novo voo entre Paranaguá e Curitiba, lançado nesta terça-feira, dura apenas 25 minutos, mas conecta o principal porto do Estado e um dos maiores em movimentação de cargas do País a qualquer destino no mundo. Serão seis voos semanais, três de ida e três de volta, nas terças, quintas e sextas. O trecho está dentro do programa Voe Paraná, que redesenhou o mapa aéreo do Paraná com 67 voos semanais entre a Capital e cidades do interior e litoral. É o maior programa de aviação regional da Gol no País. Os trechos são operados em parceria com a empresa de táxi-aéreo TwoFlex. Segundo Luiz Fernando Garcia, presidente dos Portos do Paraná, a nova conexão é fundamental para os clientes e empresas que exportam pelo Estado.// SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA.//

Neste mês Paranaguá passou a ter o maior terminal portuário em capacidade de movimentação de contêineres do País. O potencial de operação cresceu 66%. No mesmo compasso, os Portos do Paraná preparam a sua infraestrutura para alcançar 80 milhões de toneladas de movimentação de contêineres por ano. Eloir Martins, presidente da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Paranaguá, complementa que a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento da cidade.
Já o vice-prefeito de Paranaguá, Arnaldo Maranhão, destacou que a rota deve também servir para ampliar o turismo local.// SONORA ARNALDO MARANHÃO.//

O programa Voe Paraná foi estruturado para incentivar a aviação regional no Estado. A Gol, em parceria com a empresa de táxi-aéreo TwoFlex, oferecem ligação aérea partindo e chegando a doze municípios que têm entre 32 mil e 155 mil habitantes. Foram contemplados Paranaguá, Arapongas, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Paranavaí, Cianorte, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, União da Vitória, Apucarana, Guarapuava e Guaíra. O programa opera com aeronaves Cessna Grand Caravan, com até 12 lugares, sendo nove passageiros e três tripulantes. Nesta semana começaram a funcionar 67 voos semanais para dez cidades, mas até dezembro Apucarana e Guarapuava também ganharão voos semanais. (Repórter: Wyllian Soppa)