Volume de carga movimentada por ferrovia aumentou 25% nos portos do Paraná

13/10/2021
Segue em alta a participação do modal ferroviário no transporte de cargas que chegam ou saem pelos terminais portuários paranaenses. Dados da Portos do Paraná mostram que de janeiro a setembro, neste ano, o volume de produtos movimentados em vagões subiu 25,19% em relação ao mesmo período do ano passado.
Para o diretor de Desenvolvimento Empresarial da empresa pública Portos do Paraná, André Pioli, o ideal, para o desenvolvimento sustentável dos portos paranaenses, é que haja equilíbrio entre os modais.
Nos primeiros noves meses deste ano, chegaram ou saíram de trem 19,7% do total movimentado pelos portos paranaenses. Isso equivale a mais de 8 milhões e 700 mil toneladas de carga. Em 2020, no mesmo período, essa participação foi de 15,9%, equivalente a quase 7 milhões de toneladas.
O aumento foi observado, principalmente, no transporte de soja, farelo, açúcar e fertilizantes. Também são destaques derivados de petróleo, contêineres e trigo, segmentos que não tiveram volume movimentado em vagões em 2020.
Das cargas conteinerizadas que chegaram ou saíram pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá, 9% foi transportado pelo modal ferroviário. De derivados de petróleo, neste ano, 7% do que foi transportado no período, foram pelos trilhos. De trigo, das 223 mil toneladas importadas ou exportadas pelos portos do Paraná, 10%, foram em vagões.
Das cerca de 44 milhões de toneladas movimentadas nos primeiros nove meses deste ano, 77.9%, chegaram ou saíram dos portos do Paraná em caminhões. No mesmo período, em 2020, essa participação do modal rodoviário era de 82,8% .
Os únicos produtos transportados pelo duto são os derivados de petróleo. Como houve alta no volume movimentado no período, de maneira geral, também foi registrado aumento nessa modalidade de transporte. Neste ano, foram aproximadamente um milhão e 100 mil toneladas, equivalente a 2,5% do total, transportadas pelo oleoduto que liga o Porto de Paranaguá à refinaria, em Araucária. No ano passado, foram 559 mil toneladas, cerca de, 1,3% do total.
A tabela para saber a participação dos modais, para os demais produtos, pode ser conferida em www.aen.pr.gov.br . (Repórter: Flávio Rehme)