Violência contra pessoa idosa foi tema de seminário realizado em Curitiba

15/06/2019
Sensibilizar a sociedade para o combate à violência contra pessoas idosas e pensar políticas públicas de promoção e proteção da pessoa idosa foram temas de um seminário em alusão ao 15 de Junho, Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O evento aconteceu no auditório Mario Lobo, do Palácio das Araucárias, em Curitiba. O painel foi destinado a pessoas idosas, gestores, conselheiros municipais e estaduais, técnicos da área, escritórios regionais e demais interessados da comunidade no tema. O intuito da Secretaria é aprofundar as ideias para alcançar mais cidades no Paraná. Essa é uma das prioridades do governador Carlos Massa Ratinho Junior por conta do envelhecimento da população. Estimativas apontam que, até 2040, a proporção será de 118 idosos a cada 100 crianças no Paraná. Durante o evento, o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, enfatizou como essa diretriz vai impactar o Estado. Segundo ele, é necessário estudar a implantação nos municípios do Espaço Inter geracional, voltado a programas, atividades e ações solidárias, fortalecendo o vínculo entre jovens e idosos. De acordo com a chefe do Departamento de Políticas Públicas para Crianças, Adolescente e Idoso, Ângela Mendonça, a violência contra o idoso tem muitas faces e se manifesta no cotidiano de várias formas. Por isso é hora de pensar em um projeto de futuro, com a conscientização de uma sociedade que todos nós sonhamos, destacou ela. O Disque Idoso é um serviço telefônico estadual gratuito ligado a um banco de dados que coloca à disposição da população orientações sobre os direitos da pessoa idosa, presta informações, encaminha denúncias e sugestões sobre serviços públicos. Ele está disponível nos 399 municípios paranaenses. As denúncias podem ser feitas pelo e-mail: disqueidoso@seds.pr.gov.br, ou ainda pelo telefone 0800 41 0001. (Repórter: Vinícius Scorsin)