Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná reúne 750 candidatos

19/11/2019
Cerca de 750 estudantes indígenas de diferentes etnias participaram nesta semana das provas do 19º Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. Eles concorrem a 52 vagas, sendo seis em cada uma das sete universidades estaduais e dez na Universidade Federal do Paraná. Nesta edição, a aplicação das provas aconteceu, pela primeira vez, de maneira regionalizada nas cidades de Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Mangueirinha, Londrina e Curitiba. O número de participantes aumentou em mais de 1000% desde que foi criado o vestibular, em 2002. O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, ressaltou que o vestibular indígena é uma política de transformação social na vida do estudante, possibilitando o ingresso em cursos de graduação e pós-graduação que são referência no Brasil.// SONORA ALDO BONA//No primeiro dia de vestibular, os candidatos participaram da prova oral, que envolveu aspectos da vida, da cultura e do território indígena. No segundo dia, eles respondem a uma prova objetiva para avaliar a proficiência em língua portuguesa. Dionísio Rodrigues é membro da comunidade da Ilha da Cotinga, na Região de Paranaguá, no Litoral do Estado, e conta que quer cursar Pedagogia em uma universidade estadual.// SONORA DIONÍSIO RODRIGUES//Segundo a integrante da Comissão Universidade para Índios, Andréa Oliveira Castro, a política é fundamental para o desenvolvimento das comunidades indígenas.// SONORA ANDRÉA OLIVEIRA CASTRO//O Governo do Estado financia o vestibular e investe na permanência dos estudantes por meio de um auxílio mensal. O Paraná é o único Estado brasileiro que possui o vestibular indígena como política pública. As universidades estaduais possuem hoje 215 estudantes indígenas matriculados em cursos de graduação e pós-graduação. (Repórter: Priscila Paganotto)