Versatilidade do Porto de Paranaguá garante embarque de madeira sem contêineres

27/10/2021
O Porto de Paranaguá realizou, nesta quarta-feira, mais um embarque de madeira em um navio do tipo roll on – roll off, embarcação na qual as mercadorias podem entrar e sair dos porões transportadas sobre rodas. Esta é a segunda vez nos últimos anos que a embarcação, geralmente destinada para o transporte de veículos, projetos e maquinários, é utilizada para essa carga geral. O diretor da Portos do Paraná, André Pioli, explicou que a operação mostra que o porto está preparado para este tipo de embarque e que pode atender a demanda dos exportadores, mesmo em eventual falta de contêineres, que são comumente usados para transporte de madeira. O primeiro embarque teste foi feito com 190 fardos, no último dia 25 de setembro. Na operação desta semana, foram 484 fardos de compensado, totalizando 1.450 metros cúbicos de madeira, enviados a Veracruz, no México. A operação durou cerca de cinco horas, conforme explicou Aldemar Marques Moreira, gerente de operações e de capatazias do grupo Marcon, que realizou a operação.// SONORA ALDEMAR MOREIRA.//

O embarque é relativamente mais simples que o realizado nas operações de madeira em contêineres. A carga vem do exportador ou produtor para o armazém localizado no cais do Porto de Paranaguá. Quando o lote é formado e o navio atraca para carregar, com o auxílio de carregadeiras os caminhões da cooperativa local de transporte são carregados e levam a carga até dentro do navio. Em julho deste ano, uma carga de madeira foi embarcada pelo terminal paranaense na modalidade chamada de break bulk, na qual a carga é colocada direto no porão de um navio de carga geral. Outros detalhes podem ser conferidos em portosdoparana.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)