Velocross, maratona aquática, vôlei e teqball agitaram o fim de semana esportivo no Paraná

27/05/2024
As disputas de diversas modalidades esportivas agitaram o fim de semana em todo o Paraná. Curitiba e Região Metropolitana receberam novas etapas dos Jogos de Aventura e Natureza e doze cidades recepcionaram a primeira etapa da Fase Regional dos Jogos da Juventude do Paraná. Outros destaques foram o Desafio Solidário do Vôlei, realizado no sábado, que lotou o Complexo Esportivo Tarumã e arrecadou doações para o Rio Grande do Sul; e o Seminário Internacional do Desporto Escolar. Promovidos pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte desde 2019, os Jogos de Aventura e Natureza são uma iniciativa pioneira no Brasil que integra a prática esportiva, o turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local. Este foi o segundo fim de semana dos JANs em Curitiba e região e as atividades continuam até o próximo domingo. Encerrada essa etapa, a próxima será a do Festival de Inverno, no Litoral, entre 13 e 21 de julho. Um dos destaques dentro da programação foi a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Velocross, realizado pela Federação Paranaense de Motociclismo. A competição reuniu atletas do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Já a 18ª Maratona Aquática de Curitiba aconteceu no Clube Curitibano neste domingo e também teve o objetivo de arrecadar doações para o Rio Grande do Sul, já que cada equipe inscrita entregou 200 kg de alimentos. A edição 2024 contou com mais de 900 atletas e paratletas, representando 38 equipes. Participaram atletas a partir de 14 anos de idade. Organizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e Secretaria da Educação de Curitiba e pelo Sesc, com apoio da Federação de Xadrez do Paraná e do Governo do Estado, o Desafio Xeque-Mate também fez parte do programa e contou com a participação de 1.500 enxadristas de todas as idades. Após o grande sucesso do Campeonato Brasileiro, os Jogos de Aventura e Natureza também recepcionaram o Campeonato Paranaense de Teqball na Praça Oswaldo Cruz. A competição premiou os campeões estaduais nas categorias escolar, individual masculino e feminino, duplas masculinas, femininas e mistas. (Repórter: Gustavo Vaz)