VBP Agropecuário do Paraná cresce 11% em 2023 e alcança R$ 197,8 bilhões

19/06/2024
O Valor Bruto da Produção Agropecuária, VBP, do Paraná somou quase 198 bilhões de reais em 2023, de acordo com a análise preliminar publicada nesta quarta-feira no site da Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento. Os números representam um crescimento nominal de 3% em relação ao VBP de 2022. Se considerada a inflação do período, o resultado foi 11% superior. O VBP contempla aproximadamente 350 itens diversificados, incluindo grãos, proteínas animais, fruticultura, floricultura, silvicultura e uma ampla gama de produtos da agropecuária paranaense. Os dados são levantados pelos técnicos do Departamento de Economia Rural, Deral, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, ao longo do ano com pesquisas de preços e das condições das lavouras nos municípios. O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, destacou a grandeza do que é produzido no campo. // SONORA NATALINO AVANCE //

De acordo com o relatório analítico da economista Larissa Nahirny, coordenadora da Divisão de Estatísticas Básicas do Deral, o clima favoreceu a maior parte da agropecuária no Estado. // SONORA LARISSA NAHIRNY //

Em termos de segmento, o relatório aponta a liderança da produção pecuária na formação do VBP pelo segundo ano consecutivo. O setor da avicultura como um todo, incluindo produção de frango de corte, para recria, ovos férteis e ovos para consumo, é o mais expressivo dentro do segmento da pecuária. A agricultura de forma geral foi responsável por 46,6% do faturamento bruto, somando mais de 92 bilhões de reais, contra 85 bilhões de 2022, quando as condições climáticas foram desastrosas. É aí que desponta a soja, principal cultura paranaense. Após amargar perda de aproximadamente oito milhões de toneladas na safra 21/22, o produto alcançou recorde de 22 milhões e 400 mil toneladas em 2023, com VBP de aproximadamente 49 bilhões de reais. Na segunda colocação apareceu o milho, com produção de quase 18 milhões de toneladas nas duas safras. A cana-de-açúcar, que tinha ficado na quarta colocação em 2022, assumiu no ano passado a terceira posição. O segmento agrícola também foi incrementado com a participação de hortaliças, que somou VBP de quase sete bilhões de reais. A partir da publicação das informações preliminares no Diário Oficial, os técnicos e gestores municipais podem analisar os números e, caso desejem, entrar com recurso fundamentado para questionar dados do desempenho agropecuário. (Repórter: Victor Luís)